Retratos de mulheres pelo prisma das sensibilidades
análise das obras de dois acervos museológicos em Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025118Palavras-chave:
Artistas Mulheres, Profissionalização Feminina, GêneroResumo
Este estudo mapeia os artistas cujas obras pertencem ao acervo do Museu Paranaense (MP) e do Museu Oscar Niemeyer (MON), que por meio de publicações e exposições, permanecem como referência na produção em artes visuais, em Curitiba. Fontes que se traduzem em materialidades para compreensão do papel das mulheres e das artistas na sociedade paranaense. Nele, questiona-se: Qual a inserção das mulheres na posição de artista? Como as mulheres são retratadas? Dialoga-se com autores que tratam da profissionalização feminina, do campo da arte e da representação da beleza: Michelle Perrot, Ana Paula C. Simioni, Georges Vigarello e outros, bem como, os aportes teóricos do campo das sensibilidades a partir da abordagem de Sandra J. Pesavento, alinhado com os pressupostos da História Cultural. Constata-se um número pequeno de mulheres artistas: três – na exposição Memórias das Ruas; seis – na publicação Personagens da História do Paraná. As mulheres são retratadas de modo recatado e a maioria representa uma elite local, memorizadas em seus papéis de esposa, mãe e filha ou por seus vínculos com o magistério e as artes.
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