EDUCACIÓN INCLUSIVA EN GÉNERO: APLICACIONES EN LA PRÁCTICA
Palavras-chave:
Género, reflexionar, profesor, educación inclusivaResumo
Dos objetivos orientan este escrito, el primero, es sensibilizar al profesorado sobre educación inclusiva en género, y el segundo presentar prácticas de inclusión en género. La preocupación por el tema radica en que se considera que los sistemas de género actúan a modo de esquema transparente de las prácticas y conductas cotidianas. Estos son interiorizados por los sujetos, a través de procesos de socialización y educación, convirtiéndose a su vez en esquemas referenciales de comportamiento. De ahí que uno de los primeros retos que se plantean en educación es conseguir que los sujetos puedan visibilizar o/y reconocer conductas o actitudes discriminantes derivadas de patrones de género. Por ello, con este artículo queremos contribuir a mostrar algunas experiencias realizadas en España y Colombia en educación inclusiva en género, con el propósito de que puedan servir de referencia y estímulo para el profesorado interesado en diseñar y llevar a cabo prácticas educativas para fomentar una educación inclusiva desde la perspectiva de género. Previamente aportaremos algunas claves para reflexionar y valorar la importancia de incorporar la perspectiva de género en la tarea docente. En este sentido tres cuestiones nos sirven de referencia: ¿por qué plantearse la educación inclusiva en género?, ¿para qué? y ¿cómo llevarla a cabo?Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.