Artes visuais na educação infantil: um olhar para as práticas docentes a partir da revisão bibliográfica sistemática na BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781822022107

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação Infantil, Prática Docente, Revisão Bibliográfica

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática, realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com recorte temporal entre 2010 e 2020, com o objetivo de identificar o que se tem produzido em relação às práticas docentes em Artes Visuais na Educação Infantil. Foram encontrados 8 trabalhos que apontam para a presença de práticas retrógradas em relação às Artes Visuais na etapa inicial da educação. A formação docente se apresenta como um dos fatores geradores de tal processo, somado ao pouco convívio com artefatos e espaços artísticos por parte dos docentes. Verificou-se a necessidade da formação inicial e da formação continuada para os docentes, mas também a necessidade de investimento pessoal, público, legal e científico em prol do reconhecimento das Artes Visuais como importante área de conhecimento a ser explorada em busca da formação integral e cidadã das infâncias do Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Bahia State University

Licenciada em Educação Artística/Música pela UNESP; Mestranda em Artes Visuais pela UFPB/UFPE; Professora Assistente da UNEB - Campus XII, Guanambi onde coordena o Centro de Extensão e Pesquisa Artístico Cultural (CEPAC) e o Grupo Artístico Bem-te-vi Guanambi. Integrante dos Grupos de Pesquisa: NEPE/UNEB nas linhas - Linguagens e Práticas Pedagógicas; Fundamentos Filosóficos, Psicológicos e Sociológicos; GPECAE/UFPB na linha: Culturas, Arte e Arte/Educação. Atriz profissional DRT/SP 8486.

Fabiana Vidal, Federal University of Pernambuco

Docente de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Doutora em Educação pela UFPE (2016). Mestre em Educação - UFPE (2011). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - UnB. Licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE. Editora-chefe da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente (UFPE). Integrante da Rede de Representantes da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB/PE - 2019-2021) e vice-coordenadora do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

FREITAS, Ana Cláudia de Oliveira; VIDAL, Fabiana Souto Lima. Artes visuais na educação infantil: um olhar para as práticas docentes a partir da revisão bibliográfica sistemática na BDTD. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 107–127, 2022. DOI: 10.5965/198431781822022107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20919. Acesso em: 21 nov. 2024.