Conhecimento, ciclo do conhecimento e ensino da Arte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182202230Palavras-chave:
Ensino, Arte, Gestão do conhecimento, Ciclo do conhecimentoResumo
O conhecimento está presente nas mais variadas áreas relacionadas ao aprendizado dos indivíduos, incluindo a Arte. Para a sua consolidação, o conhecimento percorre um ciclo de gestão do conhecimento, que pode ser relacionado com a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Entender o percurso que o conhecimento faz no processo de ensino de Arte, permite articular Arte e conhecimento por meio do ciclo da gestão do conhecimento. Portanto, o presente artigo busca entender de que forma o ciclo da gestão do conhecimento se manifesta no ensino de Arte sob a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de compreender a imbricação teórica entre a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e o ciclo do conhecimento de Kimiz Dalkir no contexto do ensino de Artes no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão narrativa de literatura com base nas publicações de Ana Mae e Dalkir, além daquelas com aderência ao tema abordado. O resultado dessa pesquisa depreende que há uma articulação conjunta entre a Abordagem Triangular e o ciclo do conhecimento de Dalkir. Evidencia-se que no ensino de arte baseado na Abordagem Triangular ocorre o processo de gestão do conhecimento.
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