Conhecimento, ciclo do conhecimento e ensino da Arte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182202230Palavras-chave:
Ensino, Arte, Gestão do conhecimento, Ciclo do conhecimentoResumo
O conhecimento está presente nas mais variadas áreas relacionadas ao aprendizado dos indivíduos, incluindo a Arte. Para a sua consolidação, o conhecimento percorre um ciclo de gestão do conhecimento, que pode ser relacionado com a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Entender o percurso que o conhecimento faz no processo de ensino de Arte, permite articular Arte e conhecimento por meio do ciclo da gestão do conhecimento. Portanto, o presente artigo busca entender de que forma o ciclo da gestão do conhecimento se manifesta no ensino de Arte sob a perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de compreender a imbricação teórica entre a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e o ciclo do conhecimento de Kimiz Dalkir no contexto do ensino de Artes no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão narrativa de literatura com base nas publicações de Ana Mae e Dalkir, além daquelas com aderência ao tema abordado. O resultado dessa pesquisa depreende que há uma articulação conjunta entre a Abordagem Triangular e o ciclo do conhecimento de Dalkir. Evidencia-se que no ensino de arte baseado na Abordagem Triangular ocorre o processo de gestão do conhecimento.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, G. S.; ORPWOOD, G.; FENSHAM, P. Scientific literacy for a knowledge society. In: LINDER, C. et al. (Ed.) Exploring the landscape of scientific literacy. New York: Routledge, Taylor and Francis Group, 2011.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
APO. Asian Productivity Organization. Knowledge Management Tools and Techniques Manual. Tokyo: Asian Productivity Organization, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da Arte, 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2007 (2ª reimpressão).
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda, Pereira da. A Abordagem Triangular no ensino das Artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br > Acesso em 02/12/2019.
BUKOWITZ, W.; WILLIAMS, R. The knowledge management fieldbook. Londres: Prentice Hall. 2003.
CHENG, E. C. K.; LEE, J. C. K. The management process for creating school intellectual. De La Salle University. Manila: DLSU, p. 559-566, Feb de 2016.
COSTA, Cristina. Questões de arte. São Paulo. Moderna, 2004.
DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. 2nd ed. Cambridge, Massachusetts; London, England The MIT Press: Massachusetts Institute of Technology, 2011.
DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. Burlington: Elsevier, 2005.
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Working Knowledge: How Organizations Manage What They Know. Boston. MA: Harvard Business School Press. 1998.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2010.
DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
FREIRE, et al. Memória organizacional e seu papel na gestão do conhecimento. Revista de Ciências da Administração. V. 14, n.33, p. 41-51, Ago 2012. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2012v14n33p41> Acesso em 20/06/2021.
HANDZIC, Meliha; CARLUCCI, Daniela. Knowledge Management, Arts, and Humanities: Interdisciplinary Approaches and the Benefits of Collaboration. Suiça: Springer, 2019.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Campinas: Papirus, 2012.
LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
McELROY, M. W. A Framework For Knowledge Management. The New Knowledge Management: Complexity, Learning and Sustainable Innovation. Butterworth & Heinemann, Burlington – USA: 2003.
MEYER, M.; ZACK, M. The design and implementation of information products. Sloan Management Review, v. 37, n. 3, 1996.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman. 2008.
OLIVEIRA, Eliane dos Santos; CORRÊA, Vanisse Simone Alves. Ensino de Artes: A Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. ContemporArtes, coluna Planetário, 2018. Disponível em <http://revistacontemporArtes.com.br/2018/12/14/ensino-de-Artes-a-abordagem-triagular-de-ana-mae-barbosa/>. Acesso em 23/11/2019.
OSTROWER, Faiga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
OSTROWER, Faiga. Universos da Arte. Campinas: Editora Unicamp, 2013.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; SILVA, Mauricio da. Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, v.4, n. 2, p. 220-230, 2017.
SOUZA, D. L.; SOUSA, J. S.; FERRUGINI, L.; ZAMBALDE, A. L. Teorias da aprendizagem e Gestão do Conhecimento: um alinhamento teórico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, out./dez, p. 42-57, 2013.
SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Tradução de Luiz Euclides Frazão Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
WEISS, Marcos Cesar. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estud. av., São Paulo, v. 33, n. 95. 2019. p. 203-214. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000100203&lng=en&nrm=iso>. Acesso em :14/05/2021.
WIIG, K. M. What the future knowledge management users my expect. Journal of Knowledge Management, v. 3, n. p. 155-165, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Denis Martins de Oliveira, Ely Mitie Massuda, Leticia Fleig Dal Forno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.