Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178172021e0004Resumo
Este artigo se insere no campo de estudos da educação, em específico, da educação especial com perspectiva inclusiva. Tem como objetivo analisar as possibilidades de articulação pedagógica entre o trabalho dos professores de educação especial e dos professores do ensino comum a partir da gestão escolar. Apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa unindo as características de abordagens qualitativas e quantitativas. Como instrumento para produção dos dados, foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas. Através da análise quantitativa, realizou-se a verificação quanto à concordância ou discordância das questões; e, para organização e interpretação das respostas descritivas dos participantes, fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Além das políticas públicas, os principais autores que contribuíram para estruturação do referencial teórico e das análises foram Lück (2006); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) e Zanata (2004). Destaca-se como resultado a importância de uma reconfiguração da gestão das escolas para construir espaços de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas, uma vez que momentos para reuniões pedagógicas estão sendo cada vez mais escassos e não formativos.
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