Documentos de processos na docência em Artes Visuais no sertão do Seridó-RN
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178172021e0001Palavras-chave:
Estêncil; Intervenção; Ensino; Artes Visuais;Resumo
O presente artigo tem o propósito de discutir o ensino de arte praticado no sertão do Seridó potiguar, a partir de documentos de processos produzidos no exercício docente em artes visuais, durante a realização de um projeto de intervenção artística e cultural, com ênfase no estudo do estêncil, em uma escola pública estadual de Caicó-RN. Entendemos por documentos de processos os vestígios deixados/produzidos durante o processo criador (SALLES, 2009, p. 21), seja do artista ou do arte/educador. Este deixa, no seu exercício profissional, marcas do seu percurso criativo com os educandos. O “trabalho faz uma curadoria dos documentos, enquanto acompanha seus processos”, (PASSOS, et al, 2009), primando pelas produções coletivas do conhecimento, ao mesmo tempo em que segue as recentes orientações epistemológicas do ensino de arte, conforme percebemos em BARBOSA, 2005, 2009; IAVELBERG, 2003, 2017; MARTINS, 2009; FERRAZ & FUSARI, 2009, 1993. Os registros das práticas docentes em Arte são de grande importância para o desenvolvimento da criatividade, o aumento da percepção e a melhoria do fazer pedagógico nessa área do conhecimento.
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