Comunicação alternativa tátil: recursos e estratégias para crianças com deficiência múltipla sensorial

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Deficiência Múltipla Sensorial, Comunicação Alternativa Tátil,

Resumo


Introdução: Neste trabalho encontram-se os dados provenientes da primeira etapa da tese de doutorado intitulada “PACT – Programa de Comunicação Alternativa Tátil para Crianças com Deficiência Múltipla Sensorial”. Estes dados foram coletados entre maio e novembro de 2017 para responder a questão: a comunicação alternativa tátil – por meio de gestos, objetos e símbolos táteis – pode favorecer atos comunicativos e comportamentos de ações de crianças com deficiência múltipla sensorial? Referencial Teórico: Para fundamentar a referida temática recorreu-se a diversos autores, dentre os quais citamos alguns como: Orelove, Sobsey (1996), Hagood (1992), Carvalho (2000), Sigafoos (2000), Horn e Kang (2012) entre outros. Objetivo: Elaborar um programa de comunicação alternativa tátil – baseado na associação de gestos, objetos e símbolos táteis – e avaliar seus efeitos mediante a manifestação de atos comunicativos por crianças com deficiência múltipla sensorial. Método: Participaram três crianças com deficiência visual e múltipla. O delineamento foi o quase experimental A-B, sendo A linha de base e B intervenção. Variáveis: Variável Dependente – comportamentos de ações e atos comunicativos das crianças; Variável Independente – programa de comunicação alternativa tátil. Resultados e conclusão: O uso do referido programa tátil favoreceu habilidades comunicativas em crianças com deficiência múltipla sensorial não verbais.

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA, Flavia Daniela. Comunicação alternativa tátil: recursos e estratégias para crianças com deficiência múltipla sensorial. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 201–229, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14294. Acesso em: 22 dez. 2024.