Educação Física e Inclusão: experiências no Estágio Supervisionado na Educação Infantil
Palavras-chave:
Estágio, Educação Infantil, Psicomotricidade, Transtorno do Espectro Autista.Resumo
Este estudo trata-se de um relato de experiência sobre o estágio supervisionado na educação infantil do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O objetivo baseia-se na socialização de conhecimentos construídos através do conjunto de vivências ao longo da prática pedagógica e o papel da Educação Física na inclusão de alunos que apresentam deficiência. O referido estágio realizou-se em uma escola da Rede Municipal de Boa Vista-RR, no período entre março e abril de 2017, com alunos do 1o e 2o períodos, dividindo-se em três etapas: observação, coparticipação e regência. Durante as aulas foi identificado um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de grau severo. A partir das observações, houve a elaboração de estratégias que incluíssem o aluno com TEA, utilizando-se de materiais sonoros, visuais e coloridos sendo norteado pela abordagem psicomotricista. Durante a regência, houve participação parcial da criança que apresentava autismo, obtendo progressos em algumas atividades propostas. Concluiu-se que, a Educação Física pode proporcionar impacto positivo nos domínios cognitivos e corporais da criança com deficiência.
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