Acessibilidade e Mediação Cultural: uma reflexão e aproximação entre concepções

Autores

  • Amanda Midori da Costa Suzuki Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Mediação cultural, Acessibilidade, Educação museal,

Resumo

O presente artigo realiza uma reflexão conceitual crítica acerca dos termos “mediação cultural” e “acessibilidade”, objetivando ampliar compreensões sobre concepções e visões de mundo ativadas a partir do sentido dado aos termos, visando complexificar o modo de atuação na área. Fundamentada numa abordagem teórica, a investigação teve início com um levantamento bibliográfico que constatou uma escassez na literatura nacional frente à conceitualização da articulação temática “mediação cultural e acessibilidade”. O estudo desenvolvido baseia-se em marcos regulatórios internacionais e em legislação e publicações nacionais que apresentam o posicionamento brasileiro relacionado ao tema. Num primeiro momento os termos são analisados de maneira independente entre si, para depois serem revistos quando aplicados conjuntamente no contexto brasileiro. O levantamento de concepções acerca da “mediação cultural” chegou à compreensão do mediador cultural como um agente que potencializa a construção de interpretações e trocas sociais, revendo-se criticamente por meio da metamediação. Por sua vez, as transformações conceituais do termo “acessibilidade”, evidenciadas no texto, direcionaram-nos para a promoção da inclusão de todas as pessoas. Por fim, constatou-se que nas instituições culturais nacionais a “mediação cultural” e a “acessibilidade” necessitam extravasar a delimitação dos setores educativos, de modo a efetivar-se uma inclusão sociocultural plena de indivíduos e comunidades.

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Biografia do Autor

Amanda Midori da Costa Suzuki, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Mestre em Arte e Design para o Espaço Público pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP, Portugal. Especialista em Educação Inclusiva pelo Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM, São Paulo, Brasil. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, IA - UNESP, Brasil. Adquiriu bolsa de estudos do Programa de Bolsas Luso Brasileiras do Santander Universidades, realizando intercâmbio acadêmico na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP. Em Portugal, trabalhou no Serviço Educativo do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e na associação cultural Transforma, dedicada à arte contemporânea. Atuou como professora-tutora do Ensino Superior na modalidade EAD no Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM, São Paulo, Brasil.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

SUZUKI, Amanda Midori da Costa. Acessibilidade e Mediação Cultural: uma reflexão e aproximação entre concepções. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 147–172, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11527. Acesso em: 21 dez. 2024.