Acessibilidade e Mediação Cultural: uma reflexão e aproximação entre concepções
Palavras-chave:
Mediação cultural, Acessibilidade, Educação museal,Resumo
O presente artigo realiza uma reflexão conceitual crítica acerca dos termos “mediação cultural” e “acessibilidade”, objetivando ampliar compreensões sobre concepções e visões de mundo ativadas a partir do sentido dado aos termos, visando complexificar o modo de atuação na área. Fundamentada numa abordagem teórica, a investigação teve início com um levantamento bibliográfico que constatou uma escassez na literatura nacional frente à conceitualização da articulação temática “mediação cultural e acessibilidade”. O estudo desenvolvido baseia-se em marcos regulatórios internacionais e em legislação e publicações nacionais que apresentam o posicionamento brasileiro relacionado ao tema. Num primeiro momento os termos são analisados de maneira independente entre si, para depois serem revistos quando aplicados conjuntamente no contexto brasileiro. O levantamento de concepções acerca da “mediação cultural” chegou à compreensão do mediador cultural como um agente que potencializa a construção de interpretações e trocas sociais, revendo-se criticamente por meio da metamediação. Por sua vez, as transformações conceituais do termo “acessibilidade”, evidenciadas no texto, direcionaram-nos para a promoção da inclusão de todas as pessoas. Por fim, constatou-se que nas instituições culturais nacionais a “mediação cultural” e a “acessibilidade” necessitam extravasar a delimitação dos setores educativos, de modo a efetivar-se uma inclusão sociocultural plena de indivíduos e comunidades.
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