Nota de experiência: microprática como um caminho investigativo no ensino da cor pautado nos estudos de Josef Albers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267922023085

Palavras-chave:

Josef Albers, ensino das artes visuais, artista professor , microprática

Resumo

Neste texto buscamos apresentar os resultados de uma microprática realizada com base nos estudos da interação da cor de Josef Albers na Universidade Estadual de Londrina, para isto optamos pelo formato de uma nota de experiência. Para tanto, em um primeiro momento, evidenciamos o significado do termo microprática desenvolvido pelo Estúdio de Pintura Apotheke, assim como uma apresentação de alguns elementos da abordagem de ensino para as artes visuais desenvolvida pelo artista professor alemão Josef Albers. Em segundo momento, descrevemos a ação realizada e os resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raony Ruiz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado no curso de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2016, mestre na linha de Ensino das Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 2023. Doutorando a linha de Ensino das Artes Visuais na Universi-dade do Estado de Santa Catarina.

Fabio Luis Savicki Henschel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Professor e artista visual.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Professora Investigadora Visitante na FBAUL/CIEBA/ULISBOA. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC. 

Referências

ALBERS, Josef. Teaching notes for a Drawing Course. Documento Albers foundation. Bethany. 1941, box 38, folder 32

ALBERS, Josef. Talk at General Meeting with Summer Institute Faculty and Students. Documento Albers foundation. Bethany. 1945, box 40, folder 09.

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

CAVALLARI, P. H. LAMPERT, Jociele. Reflexões sobre o conceito de microprática. Revista Apotheke, v. 9 n.1 p. 11-28, abril 2023.

CAVALLARI, P.H. Estúdio de pintura como campo da experiência estética: Um estudo a/r/tográfico (dissertação de mestrado). UDESC-BU, 2021.

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo, editora Nacional, 1979

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LAMPERT, Jociele; GOULART, Tharciana; FACCO, Marta. A pesquisa em arte na arte edu-cação: reflexões sobre ‘inventações’ no ateliê de pintura, In: Encontro da Associação Nacio-nal de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. P.4161-4174.

SULLIVAN, Graeme. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. Thousand Oaks, CA: Sage, 2005.

ZEICHNER, Kenneth M. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos: como e porque elas afetam vários países no mundo. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2013.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

RUIZ, Raony; HENSCHEL, Fabio Luis Savicki; LAMPERT, Jociele. Nota de experiência: microprática como um caminho investigativo no ensino da cor pautado nos estudos de Josef Albers. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 085–102, 2023. DOI: 10.5965/24471267922023085. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24398. Acesso em: 20 nov. 2024.