Sonidos, musicales y biomecánica teatral en la educación delactor-regente: vías pedagógicas

Autores/as

  • Morgana Fernandes Martins Federal University of the State of Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020420220205

Palabras clave:

sonidos, musicalidades, biomecánica teatral, actor-regente

Resumen

El enfoque de este contenido se inspiró en el pensamiento del director ruso Vsévolod Meyerhold sobre la puesta en escena teatral como orquesta y el cuerpo del actor como instrumento musical. A partir de ese impulso, este artículo relata la experiencia de estudiantes estimulados por la investigación de la tríada: propiedades del sonido, aspectos de la musicalidad y la biomecánica teatral de Meyerhold. Esta experiencia tuvo lugar en el primer semestre de 2016, como parte de una investigación doctoral desarrollada entre el 2013 y el 2017 por UNIRIO. De entre sus tres pasos prácticos, este artículo se centra en el segundo de ellos: el proceso de una experiencia-escena idealizada como una orquesta musical. Esta investigación tiene como objetivo formar al actor-regente, autónomo en sus movimientos y compositor de su dramaturgia escénica.

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Biografía del autor/a

Morgana Fernandes Martins, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Morgana Fernandes Martins é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO desde julho de 2017. Mestre em Teatro e graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, em 2011 e 2007 respectivamente. Suas pesquisas abordam estudos sobre a musicalidade do corpo cênico e da encenação teatral, tendo como principais referências as criações artísticas do encenador russo Vsévolod Meyerhold e o treinamento da Biomecânica Teatral. Na UNIRIO, entre os anos de 2014 e 2017, propôs, junto com estudantes da Escola de Teatro, investigações sobre princípios da Biomecânica Teatral de Meyerhold, com foco na pedagogia corporal que estuda a conscientização do movimento, a expressividade artística e o desenvolvimento da musicalidade do estudante de teatro e sua capacidade de se tornar o ator-regente de sua composição cênica. Em 2015/2016 foi contemplada com a Bolsa CAPES/PDSE / Doutorado Sanduíche / estagiada em Bolonha, na Itália, além de pesquisas realizadas em Moscou e São Petersburgo, na Rússia. Neste período participou do curso Forme Della Scena Multimediale, oferecida pelo Departamento de Artes da Universidade de Bolonha e na cidade de Perugia participou dos três módulos do curso Biomeccanica Teatrale di Mejerchol?d, ministrado pelo mestre em Biomecânica Teatral, Gennadi Bogdanov. Sua vivência tanto na graduação como no mestrado foi dedicada aos estudos de composição de sonoridade e musicalidade como métodos de aprendizagem para o desenvolvimento da expressividade artística do corpo e da cena. Atualmente é professora do Instituto de Artes da UERJ, ministrando as disciplinas de Dança: processos e modalidades e Processos de criação na cena contemporânea. Em 2018 e 2019 foi professora do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de São João del Rei, onde ministrou disciplinas sobre narrativas do corpo, musicalidade e Biomecânica Teatral, história do teatro russo, sonoplastia, escrita cênica e pedagogia do teatro. Paralelamente, segue com sua pesquisa sobre métodos pedagógicos da musicalidade do corpo cênico, através da prática da Biomecânica Teatral e oferece cursos e oficinas que abordam os princípios desta técnica. Sua carreira enquanto docente é voltada para a pedagogia do corpo e da voz, propondo a conscientização e expressividade do corpo e de seus movimentos. Possui experiências artísticas como diretora teatral, preparadora corporal, diretora de movimento, preparadora vocal, intérprete criadora e compositora de trilha sonora

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

MARTINS, Morgana Fernandes. Sonidos, musicales y biomecánica teatral en la educación delactor-regente: vías pedagógicas. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–28, 2022. DOI: 10.5965/27644669020420220205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22797. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: Sonoridades das Cenas