Iluminar al intérprete en la escena

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210501

Palabras clave:

historia, iluminación escénica, intérprete

Resumen

Este texto, traducido del original en francés, propone apuntes históricos sobre la iluminación escénica en sus relaciones con el director y con el intérprete (actor, bailarín, artista de circo ...); enfatiza la importancia de escuchar a (a) intérprete y (a) iluminador; resalta las sensaciones, inducciones y sombras que genera la luz. Nombres de la historia escénica mundial como André Antoine, Bertolt Brecht, Adolphe Appia, Bob Wilson, Alwin Nikolais, entre otros, salen a la luz en las discusiones para apoyar una reflexión sobre el tema, a la que creadores de la luz como Joël Hourbeigt, Fabiana Piccioli, Philippe Berthomé, Sébastien Michaud, André Diot, en la perspectiva de una luz "concebida para el intérprete y con él".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ronaldo Faleiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorado em Arts du Spectacle pela Université de Paris X - Nanterre (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Atuando principalmente nos seguintes temas:  ator, formação, jogo, emcenação

Priscila da Costa, Universidade de Lille - França

Iluminadora, Mestra em Artes da Cena e do Espetáculo Vivo - Université d’Artois, França. Doutoranda e integrante do Programa de Pesquisa LdS-Lumière de Spectacle na Universidade de Lille, Lille,França

 

Citas

André Antoine. “Lettre à Francisque Sarcey” [Carta a Francisque Sarcey] (6 de julho de 1888), em JeanPierre Sarrazac e Philippe Marcerou (ed.). Antoine, l ́invention de la mise en scène, anthologie des textesd ́André Antoine[Antoine, a invenção da encenação, antologia dos textos de André Antoine]. Arles:Actes Sud/CNT, 1999.

ANTOINE, André. “Causerie sur la mise en scène” [Conversa sobre a encenação] (abril de 1903), em JeanPierre Sarrazac e Philippe Marcerou (ed.). Antoine, l ́invention de la mise en scène, anthologie des textesd ́André Antoine[Antoine, a invenção da encenação, antologia dos textos de André Antoine]. Arles:Actes Sud/CNT, 1999. [V. Conversas sobre a Encenação. Tradução, introdução e notas de Walter LimaTorres. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.]

ANTOINE, André. Mes souvenirs sur le Théâtre-Antoine[Minhas Lembranças do Teatro Antoine]. Paris:Arthème Fayard, 1921.

ANDRÉ, Martine; BOUCRIS, Luc; LIEBER, Gérard. “Éclairer, jouer, théâtraliser” [Iluminar, atuar, teatralizar], Théâtre/Public [Teatro/Público], nº 185, 2007-2.

AMARAOUI, Nabih. Estágio “La lumière” [A luz], École du jeu [Escola do jogo], Paris, 27-31 de maio de 2015.

BERTHOMÉ, Philippe; LUCET, Sophie.Entrevista concedida a Sophie Lucet sobre a criação de Living,06/11/2012, consultadaem 29/01/2015: http://fabrique-du-spectacle.fr/spectacles/ressources/136.

BERTRAND, Michel; LEROY, Sévérine; FERNANDEZ, Anamaria. Entrevista concedida por Michel Bertranda Séverine Leroy e Anamaria Fernandez sobre a criação de Les Oiseaux[As Aves], de Aristófanes,16/11/2012, consultadaem 29/01/2015: http://www.fabrique-duspectacle.fr/spectacle/ressources/68.

BOLL, André. Artigo de André Boll sobre “Crime et châtiment” [Crime e Castigo],colunade jornal“Lamise en scène” [A Encenação],periódico não mencionado (março de 1933), Recueil factice sur Crime etChâtiment[Coletânea factícia sobre Crime e Castigo], peça em vinte quadros de Fiódor Dostoiévski,adaptação de Gaston Baty (21 de março de 1933), BnF 4-ICO THE-2265.

BRECHT, Bertolt. “L ́Achat du cuivre (1948 –1955)” [A Compra do Cobre (1948 –1955)], em Écrits sur lethéâtre[Escritos sobre o Teatro], ed. Jean-Marie Valentin. Paris: Gallimard, 2000.

BRECHT, Bertolt. “Visibilité des sources” [paru originellement dans Versuche/Visibilidade das fontes(publicado originalmente em Versuche) (Ensaios)], nº 11, Berlim e Frankfurt, 1951], “L ́Architecture descène” [A Arquitetura de Cena], em Écrits sur le théâtre[Escritos sobre o Teatro].Paris: Gallimard, 2000.

BRUGUIÈRE, Dominique; PROUST, Sophie.“Créer du paysage” [Criar Paisagem], conversa com SophieProust, PATCH/ Revue des écritures contemporaines numériques [Revista das escritas contemporâneasdigitais], nº 11, março de 2010, consultada on-lineem 28/01/2015: http://dominique-bruguierelumiere.com/creer-du-paysage.

CASTELUCCI, Romeo. Conférence de presse[Entrevista coletiva], 5 de julho de 2002, Festival de Avignon,consultada on-lineem 28/01/2015: http://www.theatre-video.net/video/Conference-de-presse-du-5juillet-2002-112.

DORT, Bernard. “Condition sociologique de la mise en scène théâtrale” [Condição sociológica da encenação teatral], em Théâtres [Teatros]. Paris: Seuil, 1986.

DORT, Bernard. “Entre nuit et jour” [Chronique “La Pratique du spectateur”, Cahiers de la ComédieFrançaise, nº 1, automne1991] (Entre Noite e Dia [Crônica A Prática do Espectador, Cadernos daComédia-Francesa, nº 1, outono de 1991], em Le Spectateur en dialogue, Le Jeu du Théâtre [OEspectador em diálogo, O Jogo do Teatro]. Paris: P.O.L., 1995.

FULLER, Loïe. Quinze ans de ma vie[Quinze anos da minha vida]. Paris: Félix Juven, 1908.

GALLIENNE, Guillaume; TRAPENARD, Augustin. Entrevista concedida por Guillaume Gallienne a AugustinTrapenard,Boomerang[Bumerangue], France Inter, 24/12/2015, consulta em 29/01/2016:http://www.franceinter.fr/player/reecouter?play=1209789.

GALOTTA, Jean-Claude. Nota de intenção de L ́Enfance de Mammame[A Infância de Mammame],consultada on-lineem 28/01/2015: http://numeridanse.tv.fr/share/video/MEDIA101020194601875.

GOLDNER, Nancy. “The concept of dance according to Nikolais” [O Conceito de dança segundo Nikolais],3 de janeiro de 1988, consultafeitaem 29/01/2016: http://articles.philly.com/1988-0103/entertainment/26283083_1_tensile_involvement-alwin-nikolais-hanya-holm.

GUINEBAULT-SZLAMOWICZ, Chantal (dir.).Faire la lumière [Fazera luz]. Théâtre/Public, nº 185, 2007.

HOUAL, Benjamin. Table ronde “Question d ́éclairage” [Mesa redondaQuestão de iluminação]. Journéed ́étude “Éclairer le geste scénique” [Jornada de Estudos Iluminar o gesto cênico], org. Ariane Martineze G. Schiller, 26 de novembro de 2015, consultada on-line, no sítio L ́Ouvroir LITT&ARTS, seção“Parolesen direct” [Palavras ao vivo].

JOUVET, Louis. “L ́éloge de l ́ombre. L ́apport de l ́électricité dans la mise en scène au théâtre et aumusic-hall” [O elogio da sombra. A contribuição da eletricidade na encenação no teatro e no music-hall],1937, referência original citada na introdução, texto disponível on-lineem: Alliage[Liga],http://revel.unice.fr/alliage.index.html?id=3731.

LACOMBE, Philipp; LIPPE, David.Entrevista concedida porPhilippe Lacombe a David Lippe: “Quel rôledoit jouer la lumière?”[Que papel a luz deve desempenhar?], Théâtre/Public[Teatro/Público], nº 185,2007-2.

LANGHOFF, Mathias. Le Rapport Langhoff, projet pour le Théâtre de la Comédie de Genève[O RelatórioLanghoff, projeto para o Teatro da Comédia de Genebra]. Tradução para o francês por Monica Budden.Carouge-Genève: Éditions Zoé, 1987.

LANGHOFF, Mathias; COHENDY, Christiane. Le bon Plaisir de Mathias Langhoff[A Soberana Vontade deMathias Langhoff], programa radiofônico, France Culture, transmitido em 16/06/1990.

LAVAUDANT, Georges. Entrevista com Georges Lavaudant, “La lumière pour transformer l ́espace” [Aluz para transformar o espaço], em Chantal Guinebault-Szlamowicz (dir.).Faire la lumière [Fazer a luz].Théâtre/Public, nº 185, 2007.

MAUSS, Marcel. “Les Techniques du corps” [As Técnicas do corpo] (1934), em Sociologie etAnthropologie[Sociologia e Antropologia]. Paris: PUF, 1980.

MICHAUD, Sébastien. Estágio “La lumière” [A luz], L ́École du jeu [A Escola do Jogo], Paris, 27 a 31 demaio de 2015.

PAUTON,Lise. Correio eletrônico enviado a Ariane Martinez em 13 de janeiro de 2015.

PICCIOLI, Fabiana. Conférence-atelier “La lumière partenaire” [Conferência-oficina A luz parceira], org.de Ariane Martinez e Gretchen Schiller, Université Grenoble Alpes, 17 de dezembro de2015 (vídeo onlineno sítio de L ́Ouvroir LITT&ARTS, seção“Paroles en direct” [Palavras ao vivo], disponível em06/01/2017, em http://ouvroir-litt-arts.univ-grenoble-alpes.fr/paroles/la-lumiere-partenaire-descene).

PROUST, Sophie. La Direction d ́acteur dans la mise en scène théâtrale contemporaine[A Direção de Atorna encenação teatralcontemporânea]. Montpellier: L ́Entretemps, 2004.Col. “Les voies de l ́acteur” [OsCaminhos do Ator].

PY, Olivier. La Servante[A Serva]. Arles: Actes-Sud Papiers, 1995.

RÉGY, Claude. L ́État d ́incertitude[O Estado de incerteza]. Besançon: Les Solitaires Intempestifs, 2002.

RICHIER, Christine. Le temps des flammes, une histoire de l ́éclairage scénique avant la rampe àincandescence[O tempo das chamas, uma história da iluminação cênica antes da ribalta com luzesincandescentes]. Paris: Éditions AS, 2011.RICHIER, Christine. “Petit nuancier de l ́œil du spectateur —de la perception du visuel scénique”, Revuedes Sciences sociales [Revista das Ciências Sociais], nº 54, 2015. [V. “Pequeno Mostruário do Olho doEspectador: Da Percepção do Visual Cênico”, Urdimento, Revista de Estudos em Artes Cênicas, traduçãode Priscila Costa,v. 1, n. 37, 2020.http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index].

RICHIER, Christine. Journée d ́étude “Éclairer legeste scénique” [Jornada de Estudos “Iluminar o gestocênico”], org. Ariane Martinez e G. Schiller, 26 de novembro de 2015.

RICHIER, Christine. Table ronde “Question d ́éclairage” [Mesa redonda Questão de iluminação], Journéed ́étude “Éclairer legeste scénique” [Jornadade Estudos Iluminar o gesto cênico],org. Ariane Martineze Gretchen Schiller, 26 de novembro de 2015, consultada on-line, no sítio L ́Ouvroir LITT&ARTS, seção“Paroles en direct” [Palavras ao vivo].

RIGAL, Pierre. Telejornal France 3 Toulouse, de 26/10/2014, vídeo consultado on-lineem 03/02/2016:http://www.ina.fr/video/T00001342545.

SCHILLER, Gretchen. Table ronde “Question d ́éclairage” [Mesa redonda Questão de iluminação].Journée d ́étude “Éclairer le geste scénique” [Jornadade Estudos Iluminar o gesto cênico], org. ArianeMartinez e G. Schiller, 26 de novembro de 2015, consultadaon-line, no sítio L ́Ouvroir LITT&ARTS, seção“Paroles en direct” [Palavras ao vivo].

SIX, Nicolas. “Éloge de la lumière” [Elogio da luz], Danser[Dançar], nº 230, março de 2004.

SOMA, Marie-Christine. “Le Regard patient” [O Ollhar Paciente], Théâtre/Public[Teatro/Público], nº 185,2007-2.

TABAKOV, Sophie. Table Ronde “Question d ́éclairage” [Mesa redonda Questão de iluminação]. Journéed ́étude “Éclairer le geste scénique” [Jornada de Estudos Iluminar o gesto cênico], org. Ariane Martinee Gretchen Schiller, 26 de novembro de 2015, consultada on-line, no sítio L ́Ouvroir LITT&ARTS, seção“Paroles endirect” [Palavras ao vivo].

Publicado

2021-07-30 — Actualizado el 2022-04-23

Versiones

Cómo citar

MARTINEZ, Ariane; FALEIRO, José Ronaldo; COSTA, Priscila da. Iluminar al intérprete en la escena. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210501. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/20763. Acesso em: 21 nov. 2024.