Site-Specific scenography in public space construction

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030620230202

Keywords:

scenography, site-specific, public spaces, artistic manifestation

Abstract

The objective of this work is to analyze the site-specific scenography as na instrumento of transformation and construction of new meanings, experiences and occupation of public spaces from three meanings works: The plays “Bom Retiro 958 metros”, directed by Joca Reiners Terron and “Das saborosas aventuras de Dom Quixote de la Mancha e seu escudeiro Sancho Pança - um capítulo que poderia ter sido”, by André Carreira and the minisséries “A Pedra do Reino” by Ariano Suassuna, directed by Luiz Fernando Carvalho.

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Author Biography

Virgínia Marinho do Egito Rocha de Macedo, Universidade Veiga de Almeida

Arquiteta e Urbanista (USU-RJ), especialista em Cenografia (UVA-RJ), formação livre em Design Gráfico Digital (SENAC-RJ) e Produção Cinematográfica pela Escola de Cinema do Maranhão (IEMA). Diretora Cultural do IAB-MA (Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Maranhão - gestão 2023-2025). Diretora de Arte em cinema e audiovisual e Arquiteta de Cenografia e Expografia. Coordena o Projeto Casa Encantada, juntamente com outros profissionais de arquitetura, desenvolvendo projetos de melhorias habitacionais atuando com Assessoria e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

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Published

2024-05-09

How to Cite

MACEDO, Virgínia Marinho do Egito Rocha de. Site-Specific scenography in public space construction. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5965/27644669030620230202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24348. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: CENOGRAFIAS, ALEGORIAS E DEMAIS ELEMENTOS NO ESPAÇO DA CENA