The Aesthetic Experience Mediated Through Light in The Urban and Subjective Space in The Artwork of VJ Suave

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240204

Keywords:

lighting language, visuality, VJ Suave, urban space

Abstract

In the context of the urban aesthetic experience, the audiovisual artistic duo VJ Suave proposes to transform public spaces in an active and dynamic way using the language of light and movement throughout the city. They develop frame-by-frame animation works projected according to the architectural arrangement of the space, illuminating walls, trees, buildings, and other surfaces of the city with projections that emit light, mixing technology with street art. Their works strengthen the connection between the spectator and the city by blending animated stories through moving projections known as light painting with everyday life. To provoke discussion about possible re-significations of the public space of cities, the relationship between the potential articulator between the subject and the urban space is problematized by presenting the work of the collective as a provocateur of transformation of perspectives on the city through light as language and raw material in their works, in order to stimulate the idea of belonging, appropriation, and construction of meaning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatriz de Oliveira Lima, Federal University of Viçosa

Possui graduação em Licenciatura (2020) e Bacharelado (2021) em Dança pela UFV. Durante a graduação foi integrante e bolsista no projeto de extensão Ludoteca UFV pelo PROEXT, no subprojeto PIBID/Dança - UFV do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), bolsista/residente no Núcleo Multidisciplinar Arte/Pedagogia pelo Programa de Residência Pedagógica (CAPES). Integrou o elenco profissional da ComRua companhia de Dança (2013/ RJ) e do Grupo Êxtase de Dança (2016/ MG) e foi professora de Artes, Folclore e Música Popular na Rede Estadual de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, dança, educação, ludicidade, metodologia da pesquisa, epistemologia e espaço escolar. Atualmente é mestranda em Arquitetura e Urbanismo, no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFV e atua na linha de pesquisa Teatro em Movimento: corpo, ação e palavra do Grupo de Pesquisa Artes da Cena Contemporânea: corporeidade, educação e política (Sala Azul - DAH/UFV).

Rosana Aparecida Pimenta, Federal University of Viçosa

Atriz, diretora teatral, doutora em Arte e Educação (2016) e mestre em Artes (2008), é licenciada em Artes Cênicas (2001) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Entre os anos de 2001 e 2009, trabalhou como professora da Educação Básica, no ensino formal e técnico, ministrando as disciplinas de Artes, Literatura dramática e história do teatro. Nos últimos 10 anos, é coordenadora do Estágio Obrigatório Supervisionado na licenciatura em Dança e tem ministrado as disciplinas de Atuação Teatral, Desenho Teatral, Pesquisa em Dança e Práticas Pedagógicas. Atualmente, é orientadora no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV onde ministra aulas de Metodologia da Pesquisa. É presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Artes e Humanidades e membro da Comissão Coordenadora do Curso de Educação Infantil da UFV. 

References

BACHELARD, Gaston . Poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito a cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014. ISBN 978-8580631616.

JACOBS, Jane . Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ISBN 978-85-7827-421-4

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Editora Centauro, 2001.

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró . Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, 2018. e-ISSN: 2358-6958. Volume (1), n. 31, p. 020-037. DOI: 10.5965/1414573101312018020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020. Acesso em: 10 abr. 2023.

PINHEIRO SANCHES, Pilar . O que é arte pública? O Monumento Mínimo e a democratização da Arte. Temporal - prática e pensamento contemporâneos, 2020. e-ISSN 2594-3944. Volume (2), n. 4, p. 38–54. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/28093. Acesso em: 10 abr. 2023.

SIMÕES, Cibele Forjaz . À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "Scriptura do visível". Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. DOI:10.11606/T.27.2013.tde-18112013-155400. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-18112013-155400/pt-br.php. Acesso em: 10 abr. 2023.

TUAN, Yi-Fu . Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 2012. ISBN 978-8572166270

Published

2024-08-30

How to Cite

LIMA, Beatriz de Oliveira; PIMENTA, Rosana Aparecida. The Aesthetic Experience Mediated Through Light in The Urban and Subjective Space in The Artwork of VJ Suave. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24121. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Luz e Cor em Cena