Light and performativity in the artistic event

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210210

Keywords:

stage Lightning, performativity, light Manipulator

Abstract

This article presents some discussions about visuality constructed on the artistic happening, by the light performativity considering its relation with its actuator, being this an actor, performer, light operator, spectator, and/or inter author of the poetic action. Thus, the research dialogues with the transformations of the artistic act catapulted by postmodernity and the adventurous of contemporary art. In this context, it seeks for understanding light supposedly as a performative object, to create, by lightning and expressive and autonomous field while language.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Cardoso Jacinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - (UFSM)

Rafael Jacinto é Doutorando em Educação e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFSM (2020-atual), Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFSM (2017-2018). Possui graduação em Licenciatura em Teatro pela UFSM (2014). Atualmente é professor substituto nos cursos de graduação em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro UFSM e no Departamento de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria UFSM (ensino técnico). Professor de Arte da rede privada de educação básica (2014-atual). Integra o conselho parecerista da Revista de Pedagogias e poéticas cenográficas A LUZ EM CENA (2020/atual), Integrante no Grupo de Pesquisa FLOEMA - Núcleo de Estudos em Estética e Educação (CNPq, 2020). Atuou como técnico de luz do Teatro Caixa Preta-UFSM (2012-2014). Foi iluminador cênico do Theatro Treze de Maio Santa Maria-RS (2016-2017). Foi ator e iluminador cênico na Cia. Retalhos de teatral (2013-2019). Desenvolve pesquisa teórico/prática sobre a visualidade da cena, iluminação cênica e performatividade da luz.

References

BARROS, Anna Maria de carvalho. A arte da Percepção: Um namoro entre a luz e o espaço. São Paulo: Annablume editora, 1999.

BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução Mauro Gama, Claudia Martinelli Gama; Revisão técnica Luís Carlos Fridman. Rio de Janiro: Jorge Zahar Ed. 1998.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

GALIZIA, Luiz Roberto. Os Processos Criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1996.

JACINTO, R. C., & STUMM, R. L. Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 2020, 1(37), p. 211-227.

LUCIANI, N.M. Sobre a performatividade da luz. O Mosaico: R. Pesq. Artes, Curitiba, n. 8, p. 87-101, jul./dez., 2012.

OITICICA, Hélio. Parangolé Poético e Parangolé Social. 1966 Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br> Último acesso realizado em 4 de Abril de 2021.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da Encenação Teatral. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar,1998.

SANTAELLA, Lucia. O pluralismo pós-utópico da arte. ARS (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.14 [cited 2021-04-10], p.130-151.

TUDELLA, Eduardo. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDFBA, 2017.

VILLARES, Fernanda Carvalho Ferreira. A construção do espaço através da luz: uma leitura da obra de Dan Flavin sob o aspecto do design da iluminação. 2011. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/D.16.2011.tde-11012012-112335. Acesso em: 2021-04-10.

Published

2021-07-30 — Updated on 2022-04-23

Versions

How to Cite

JACINTO, Rafael Cardoso. Light and performativity in the artistic event. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19987. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas