Stage Lighting: Companies, Teams, Institutions and Professionals in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210303

Keywords:

stage lighting, scene visuality, theatrical design

Abstract

This article proposes to present the central questions and some partial hypotheses of a research (in progress) of mapping professionals: lighting creators, light designers, light operators and electricians who work in Stage Lighting in Brazil. The objective of the research is to carry out a thorough recognition to understand who the light professionals are for the scene and whether specific training has been obtained in the area. It is expected to contribute to outline the area, to give clues about the role of Stage Lighting professionals in relation to the job market and their professional performance conditions. In addition, it has been guiding and discussing aspects of the training contexts for the performance of the functions of Illuminator, technician or light operator, as well as an understanding of the area and its real demands. In this context, the article will present the research proposal and its development and partial results so far.

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Author Biographies

Rosana Aparecida Pimenta, Universidade Federal de Viçosa

Atriz, diretora teatral, doutora em Arte e Educação (2016) e mestre em Artes (2008), é licenciada em Artes Cênicas (2001) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Entre os anos de 2001 e 2009, trabalhou como professora da Educação Básica, no ensino formal e técnico, ministrando as disciplinas de Artes, Literatura dramática e história do teatro. Entre os anos de 2006 e 2016, integrou o Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação, do Instituto de Artes da Unesp, com o qual publicou os livros ?Dança Criança na vida real? (2008) e ?Movimento e Cultura na Escola: Dança? (2010) e, entre outros projetos, desenvolveu ao longo dos anos de 2011 e 2012, o curso de formação continuada de professores: Poéticas da Dança na Educação Básica, junto ao Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação - GPDEE. no Instituto de Artes da Unesp. Na Universidade Federal de Viçosa, foi coordenadora pedagógica do Curso de Dança (2013/2014 - 2017/2019) e tem ministrado as disciplinas de Atuação Teatral, Desenho Teatral, Pesquisa em Dança, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Foi coordenadora de gestão no Programa de Iniciação à Docência na UFV (Pibid/UFV). Atualmente, ministra aulas no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV, atua como coordenadora de área voluntária no Núcleo Arte/Pedagogia do PIBID e Programa de Residência Pedagógica na UFV. É presidente da Comissão de Ensino do Curso de Dança e membro da Comissão Coordenadora do Curso de Educação Infantil da UFV.

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del,Rei (UFSJdR)

Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: mestrado acadêmico do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJGraduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Pós-Doutorado na linha de pesquisa em História e Historiografia do Teatro e das Artes do PPGAC-UNIRIO, com pesquisa sobre História da Iluminação Cênica Moderna. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Politica e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (GPAC)-UFSJ; Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e História e Teatro-UFU. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro, Iluminação Cênica e Encenação.

Thamiris Calegari Rodrigues, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei, é Pedagoga formada pela Universidade Cidade de São Paulo e Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2018/2019). Formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance. Foi professora do Curso de Extensão Ballet Infantil (2018) na UFV, monitora das disciplinas de Ballet Clássico e Dança Contemporânea no curso de Dança UFV (2018), Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFV (2015 a 2017) e integrante do Grupo Coreográfico de Ballet Virtuose UFV (2014). Atuou na produção da 1ª Mesa-Redonda: Reflexões sobre Direito Autoral, Propriedade Intelectual, Plágio e Ética na Pesquisa Científica no Seminário Online: Pesquisa Científica em Artes e Ciências Sociais Aplicadas (2020). Professora e coreógrafa de Ballet Infantil no Estúdio de Dança Raquel Teixeira desde 2011, da Oficina Corpo e Arte (2019), da Academia Ação e Água (2016 a 2018), do Colégio Santa Amália (2012 a 2013), do Ballet Educart (2012 a 2013) e da Escola Arco-Íris-São Paulo (2011).

Thatiane Christina Soares Alves, Universidade Federal de São João del Rei (UFSdR)

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduada em Dança Licenciatura e Bacharel pela Universidade Federal de Viçosa (2016/2018), atualmente é professora de Arte, do estado de Minas Gerais, professora de dança da Secretaria de Educação de Juiz de Fora (2018/2019). Atuou na produção da 1ª Mesa-Redonda: Reflexões sobre Direito Autoral, Propriedade Intelectual, Plágio e Ética na Pesquisa Científica no Seminário Online: Pesquisa Científica em Artes e Ciências Sociais Aplicadas. (2020) e na produção do curso “Iluminação Cênica: Caminhos e estratégias para a criação” (2019). Foi monitora das disciplinas de Desenho Teatral I (2015/2017), Desenho Teatral ll (2017), intercambista em História da Arte na Universitat de Lleida, na Espanha (2015) e bolsista do Projeto de Iniciação à Docência (2014).

Ana Júlia Toste Blasques, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente graduanda em Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Monitora-bolsista de Cinesiologia (2018), Pesquisa em Dança (2019), Atuação Teatral (2019), Desenho Teatral I (2019) e atualmente monitora de Pesquisa em Dança (2020). Atuou na produção do curso “Iluminação Cênica: Caminhos e estratégias para a criação” (2019) e da 1ª Mesa-Redonda: Reflexões sobre Direito Autoral, Propriedade Intelectual, Plágio e Ética na Pesquisa Científica no Seminário Online: Pesquisa Científica em Artes e Ciências Sociais Aplicadas. (2020). Atualmente pesquisadora, desenvolvendo o projeto ″Iluminação Cênica: um levantamento das empresas, equipes, instituições e profissionais no Brasil″. Áreas de interesse: Cinesiologia, Artes, Pesquisa, AlongamentoFlexibilidade, Produção Artística, Iluminação Cênica, Artes da Cena.

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Published

2021-07-30 — Updated on 2022-04-23

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How to Cite

PIMENTA, Rosana Aparecida; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; RODRIGUES, Thamiris Calegari; ALVES, Thatiane Christina Soares; BLASQUES, Ana Júlia Toste. Stage Lighting: Companies, Teams, Institutions and Professionals in Brazil. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210303. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19949. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas - Convidados