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Stage lighting and pandemic: Aesthetic perspectives on virtual context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210203

Abstract

This article is the result of the curricular component Lighting and Sound by the University of Sorocaba. The aim of the study is to analyze the use of scenic lighting in a new space of representation conditioned by social isolation. The adaptive process of scenic works to the virtual environment has enhanced the lighting as a fundamental aesthetic tool linked to new experiences. Through a field survey and case studies, the theoretical-methodological approach studied how the theater companies Os Satyros and Teatro Oficina Uzyna Uzona established a milestone in the investigation of light in the virtual context, which allied with theatrical practices.

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Author Biographies

Davi Carlos Tamarindo Lima, Universidade de Sorocaba

Davi Lima é ator, diretor, pesquisador e articulador em gestão de políticas públicas culturais. Formou-se em Artes Cênicas (adulto) pelo Conservatório Dramático de Tatuí e em 2014 vivenciou um intensivo em Cinema e Artes Dramáticas na Universidade de Marymount, no estado da Califórnia (EUA). Foi professor no curso de teatro na Oficina Municipal de Artes, Projeto CAENA, Escola Municipal Maria José Vianna e Núcleo da Terceira Idade de Boituva (2014/2017). Foi Coordenador da Juventude (2017), Diretor Municipal de Cultura (2017/2019), Secretário de Cultura (interino ? 2019), além de cursar Gestão de Contratos Administrativos pela Escola Nacional de Administração Publica (ENAP) e ocupar lugares como coordenador do controle interno da Secretaria e membro fundador/conselheiro da ADIMC - Associação de Dirigentes Municipais de Cultura, entidade nacional criada através de uma parceria direta entre os gestores do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP). Compôs a banca de jurados da fase municipal do Mapa Cultural Paulista de Tatuí (2015), foi Curador da Lei Aldir Blanc no Governo do Estado da Rondônia e avaliador de Projetos Culturais em mais de 6 municípios pelo interior de São Paulo. Idealizou o Observatório Regional de Cultura de Região Metropolitana de Sorocaba, fundou o FORCULTS ? Fórum de Cultura da R.M.S e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Rede Teatro da Regional de Sorocaba. Atuou como ator e diretor na Companhia Teorema de Teatro (2012/2018) e em 2019 fundou a Companhia de Opinião. Escreveu e idealizou o projeto ?Opinião Conta Dandaras? contemplado com nota máxima (10) no Edital ProAC n°01/2019 de produção e circulação de espetáculos inéditos de teatro. Na companhia, atua como diretor-provocador e iluminador. Cursa licenciatura em Teatro na Universidade de Sorocaba (UNISO) onde desenvolve uma pesquisa acadêmica, no programa de Iniciação Científica PROVIC, sobre teatro político e narrativas engajadas na cena contemporânea, sob orientação da Profa. Me. Elizete Gomes (Buraco D?Oráculo) com colaboração do Prof. Me. Lucas Gonzaga, participa do programa de Residência Pedagógica como Arte-Educador em Sorocaba. Em 2020 finalizou o curso de extensão em "Estudos de Teatro de Rua" na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e 2021 cursou intensivo em Extensão em Gestão de Cultura Populares e Tradicionais na Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Sheng, University of Sorocaba

Sheng Souza é atriz e performer. Cursa licenciatura em Teatro pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e integra o grupo de pesquisa Coletivo Siriema-de-pé-Vermeio que estuda as reverberações do teatro de rua no interior e o Coletivo Urbano de criação Estetica Temporaria Artística (C.U.C.E.T.A).

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Published

2021-07-30

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How to Cite

LIMA, Davi Carlos Tamarindo; SOUZA SHENG, Daisy. Stage lighting and pandemic: Aesthetic perspectives on virtual context. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19939. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas