A Cenografia Site-Especific na construção dos espaços públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030620230202

Palavras-chave:

cenografia, site-specific, espaços públicos, manifestação artística

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a cenografia site-specific como instrumento de transformação e construção de novos sentidos, vivências e ocupações dos espaços públicos a partir de três obras: as peças teatrais “Bom Retiro 958 metros”, dirigida por Joca Reiners Terron e “Das saborosas aventuras de Dom Quixote de la Mancha e seu escudeiro Sancho Pança - um capítulo que poderia ter sido”, de André Carreira e a minissérie “A Pedra do Reino” de Ariano Suassuna, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

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Biografia do Autor

Virgínia Marinho do Egito Rocha de Macedo, Universidade Veiga de Almeida

Arquiteta e Urbanista (USU-RJ), especialista em Cenografia (UVA-RJ), formação livre em Design Gráfico Digital (SENAC-RJ) e Produção Cinematográfica pela Escola de Cinema do Maranhão (IEMA). Diretora Cultural do IAB-MA (Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Maranhão - gestão 2023-2025). Diretora de Arte em cinema e audiovisual e Arquiteta de Cenografia e Expografia. Coordena o Projeto Casa Encantada, juntamente com outros profissionais de arquitetura, desenvolvendo projetos de melhorias habitacionais atuando com Assessoria e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

MACEDO, Virgínia Marinho do Egito Rocha de. A Cenografia Site-Especific na construção dos espaços públicos. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5965/27644669030620230202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24348. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: CENOGRAFIAS, ALEGORIAS E DEMAIS ELEMENTOS NO ESPAÇO DA CENA