Sonoridades, musicalidades e a biomecânica teatral na formação do ator-regente: caminhos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669020420220205Palavras-chave:
sonoridades, musicalidades, biomecânica teatral, ator-regenteResumo
A abordagem deste conteúdo teve como inspiração o pensamento do encenador russo Vsévolod Meyerhold sobre a encenação teatral como uma orquestra e o corpo do ator como instrumento musical. A partir desse impulso, a autora relata a vivência de estudantes estimulados pela investigação da tríade: propriedades sonoras, aspectos de musicalidade e biomecânica teatral de Meyerhold. Essa experiência ocorreu no primeiro semestre de 2016, como parte de pesquisa de doutorado desenvolvida pela autora entre 2013 e 2017 pela UNIRIO. Dentre as três etapas práticas ocorridas durante o desenvolvimento da tese, este artigo descreve a segunda delas: o processo de uma cena-experimento idealizada como uma orquestra musical. Esta pesquisa tem como finalidade a formação do ator-regente, autônomo de seus movimentos e compositor da sua dramaturgia cênica.
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