Entre Corpo, Dança e Figurino
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010120210201Resumo
Este artigo propõe investigar algumas das relações entre corpo, movimento, dança e figurino, sob a ótica do corpo como invólucro da alma, apresentando algumas reflexões que o cercam na filosofia e no movimento da dança. Será destacada a participação dos figurinos na dança e sua relação com a visualidade, ergonomia, materiais, volumes e espaço, dando ênfase conjuntamente a luz refletida na cena. Encontram-se também relacionados aos elementos pesquisados, algumas representações dos corpos nas danças clássicas, modernas e contemporâneas, caracterizados por seus devidos figurinos.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. Pequeno Manual de Inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
COSTA, Francisco. A. O Figurino como elemento essencial da narrativa. Sessões do Imaginário. Porto Alegre, n. 8, agosto. 2002. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/775/8973/. Acesso em: 24 de jul. 2015.
CRUZ, Maria Alice Ximenes. Figurino e Dança: Algumas Intersecções com a Moda. In: VIANA, F.; MUNIZ, R. (Orgs.). Diário de Pesquisadores: Traje de Cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, p. 27-38.
In: VIANA, F.; BASSI, C. (Orgs.). Traje de cena, traje de folguedo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
LEITE, Fernanda. H. C. Contato improvisação um diálogo em dança. Movimento. Porto Alegre, n. 2, 2005. v.11. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewArticle/2870/. Acesso em: 24 de julho de 2013.
LEPECKI, André. Agotar La danza. Performance y política del movimento. Espagna: CDL/ Universidad de Alcalá, 2009.
LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MENDES, Francisca Dantas. A Dança do Corpo Vestido: Uma forma de expressão e comunicação. In: VIANA, F.; MUNIZ, R. (Org.). Diário de Pesquisadores: Traje de Cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, p. 39-49.
PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PEIXOTO Junior, Carlos Augusto. Singularidade e Subjetivação. Ensaios sobre Clínica e Cultura. Rio de Janeiro: 7 LetrasPuc - Rio, 2008.
PONTY, Maurice Merleau. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Pontes, 1999.
REALE, Giovanni. Corpo, Alma e Saúde: O Conceito de Homem de Homero a Platão. São Paulo: Paulus, 2002.
RIBEIRO, Almir. Depois de Isadora Duncan nunca houve tanto mar. São Paulo: Giostri Editora, 2019.
SILVA, Amabilis de Jesus. Para evitar o “costume”: figurino-dramaturgia. 2005. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Florianópolis, 2015.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-04-23 (2)
- 2021-07-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Professora Adriana Montanheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.