Entre Corpo, Dança e Figurino

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DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210201

Palavras-chave:

corpo, Filosofia, dança, figurino

Resumo

Este artigo propõe investigar algumas das relações entre corpo, movimento, dança e figurino, sob a ótica do corpo como invólucro da alma, apresentando algumas reflexões que o cercam na filosofia e no movimento da dança. Será destacada a participação dos figurinos na dança e sua relação com a visualidade, ergonomia, materiais, volumes e espaço, dando ênfase conjuntamente a luz refletida na cena. Encontram-se também relacionados aos elementos pesquisados, algumas representações dos corpos nas danças clássicas, modernas e contemporâneas, caracterizados por seus devidos figurinos.

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Biografia do Autor

Adriana Martinez Montanheiro , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Teatro- PPGT-Udesc. Mestre em Teatro- PPGT- UDESC. Possui especialização em Moda: Criação e Produção de Moda (2004) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Moda, Artes Plásticas, Teatro, com ênfase em desenho,ilustração de moda, pintura, desenvolvimento de coleções de moda e figurinos teatrais, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenho, criação, pintura e figurino. Coordenadora do Programa de Extensão MODARTE da UDESC. Atua na área de Artes Plásticas na categoria pintura com inúmeras galerias de arte

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Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2022-04-23

Versões

Como Citar

MONTANHEIRO , Adriana Martinez. Entre Corpo, Dança e Figurino. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19936. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas