De como iluminar no projeto Palco Giratório: um relato errante sobre a aprendizagem em iluminação cênica

Autores

  • Jose Jackson Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101312018140

Resumo

Neste trabalho busco refletir sobre o processo de aprendizagem em Teatro, em geral, e sobre o aprendizado em iluminação cênica, em especial, a partir da experiência de uma turnê nacional no projeto Palco Giratório, ocasião na qual pude vivenciar as contradições, conflitos e dificuldades em iluminar um espetáculo teatral em 43 cidades distintas pelas cinco regiões do país. Constatando, na prática, que o objetivo diário de um agente da cena, que se aventura nos palcos brasileiros, é a capacidade genuína de aprender a aprender.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Jackson Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

José Jackson Silva é doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Nova de Lisboa- UNL; Bacharel em Teatro pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atua como Diretor, Ator e Iluminador cênico.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

SILVA, Jose Jackson. De como iluminar no projeto Palco Giratório: um relato errante sobre a aprendizagem em iluminação cênica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 140–151, 2018. DOI: 10.5965/1414573101312018140. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018140. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A luz em cena: criação e estética -