Considerações sobre o conceito de site-specific no Teatro Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200025

Palavras-chave:

Site-specific, Encenação, “Teatro Alternativo”, Dramaturgia do espaço

Resumo

Neste artigo visitamos um conjunto de definições sobre o uso e emprego do termo site-specific em montagens teatrais brasileiras contemporâneas. Para tanto, partimos de diversas definições iniciando pela alusão que as artes visuais fazem à expressão. Procuramos problematizar os aspectos do processo criativo considerando a palavra de agentes criativos, quando se expressam nos programas de seus espetáculos ou em entrevistas, a expressão da crítica especializada e os textos acadêmicos e universitários que procuram abordar os mais diferentes aspectos que envolvem o termo e a noção que o encerra. 

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Biografia do Autor

José Jackson Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor substituto do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (CA-URCA) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Walter Lima Torres Neto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Prof. Dr. Estudos Teatrais nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

SILVA, José Jackson; NETO, Walter Lima Torres. Considerações sobre o conceito de site-specific no Teatro Brasileiro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200025. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18167. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana