Solos negros nas escolas: Teatro Negro na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0121

Palavras-chave:

Teatro Negro, educação antirracista, formação de professores

Resumo

Neste artigo, abordaremos a manifestação das epistemologias negras na jornada pedagógica do projeto Solos Negros nas Escolas no ano de 2023, iniciativa que visa valorizar e compartilhar os fundamentos da Lei 10.639/03 na Pedagogia do Teatro. Os procedimentos adotados nesta iniciativa visam à participação ativa dos estudantes, promovendo o protagonismo discente na construção coletiva do conhecimento, em sintonia com valores civilizatórios afro-brasileiros. Dessa forma, o Solos Negros promove uma formação docente que vai além da mera reprodução de conteúdos, incentivando a reflexão, a criatividade e o compromisso com uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Jose Jackson Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), Bacharelado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor adjunto do departamento de Artes Cênica da Universidade de Brasília (UnB).  

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

SILVA, Jose Jackson. Solos negros nas escolas: Teatro Negro na formação de professores. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0121. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27821. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas

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