LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: entrecruzando leituras de imagens e orientações editoriais nas décadas de 1970 e 1980DIDACTIC BOOKS OF HISTORY

Arnaldo Pinto Junior, João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães

Resumo


Neste artigo estudamos as mudanças e permanências nas formas de editoração de textos escritos e imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. Analisamos obras produzidas por diferentes autores nas décadas de 1970 e 1980: Sérgio Buarque de Holanda, Antonio José Borges Hermida, Gilberto Cotrim e Álvaro Duarte Alencar. Reconhecemos que a partir da década de 1970 foram estabelecidos novos padrões editoriais para os livros didáticos de História, os quais alteraram as formas de apresentação dos textos escritos na relação com as imagens visuais. Os diferentes procedimentos de leituras das imagens visuais estabelecidos desde então, constituíram saberes editoriais e escolares que serviram de base teórica e procedimental para desenvolvimento de propostas que emergiram nas obras didáticas produzidas nas décadas posteriores. Esperamos com este estudo contribuir para a construção de práticas de leitura de imagens visuais que possibilitem a fruição, o entendimento e a contextualização das informações que se relacionam ao uso de documentos visuais no ensino de História. Buscamos a valorização de procedimentos didáticos de leitura que permitam a construção, pelos professores e alunos, de interpretações pluridimensionais sobre as imagens visuais como documentos históricos.

Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em História - PPGH
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001            Telefone: (48) 3664-8585
tempoeargumento@gmail.com