As Reflexões nas Teorias do Design de Produção da Telenovela Brasileira

Carlos Eduardo Dezan Scopinho, Ediliane de Oliveira Boff

Resumo


O estudo em questão propõe situar o processo de construção da imagem na telenovela brasileira no íntimo do âmbito do Design, com base ema partir de uma discussão epistemológica. A pesquisa tem como objetivo de investigar as diferentes abordagens relacionadas à formatação de uma possível Teoria do Design. Sua explanação enquanto ciência e saber estão pautadas nas noções de epistemologia, a partir do conceito de diferentes teóricos da área de Design. Os argumentos aqui apresentados estão sustentados sob o processo de elaboração do conceito visual das telenovelas brasileiras e que são avaliadas como causadoras na essência comum que integra esse projeto no campo do Design enquanto contaminação na (re) configuração social.

 


Palavras-chave


Design; Cultura; Telenovela

Texto completo:

PDF

Referências


AMIR, Sulficar. Rethinking Design Policy in the Third World. in Design Issues. Cambridge: MIT, 2004.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 10ª Ed., 1999.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987

BOMFIM, Gustavo A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do Design; morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. In Estudos em Design, V.V. n.2 Rio de Janeiro: AEND, 1997.

_______________. Coordenadas cosmológicas e cronológicas como espaço das transformações formais. In COUTO, Rita Maria e OLIVEIRA, Alfredo Jefferson (org). Formas do Design - Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.

BÜRDECK, Bernhard E. Diseño, história, teoria y práctica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gilli, 1994.

BUCHANAN, Richard. Declaration by Design: Argument, and Demonstration in Design Practice. In: MARGOLIN, Victor (org.). Design Discourse: History, Theory, Criticism. 1ª ed. London & Chicago: The University of Chicago Press, 1989.

CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

COELHO, Luiz Antonio L. (org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio: Novas Ideias, 2008.

COUTO, R. M. S.; OLIVEIRA, A. J. (org.). Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.

DESFORGES, Yves. Por um Design ideológico. in Estudos em Design v.2, n.1, julho 1994

FERRARA, Lucrecia. Por uma cultura epistemológica da comunicação. In COUTO, Rita Maria e OLIVEIRA, Alfredo Jefferson (org.). Formas do Design - Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.

FLUSSER, Vilem. Uma filosofia do design: a forma das coisas. Lisboa: Relógio D’água, 2010.

FORTY, Adrian. Objetos de Desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac-Naify, 2007.

FOSTER, Hal. Design and Crime. London: Verso, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

JAMESON, Frederik. Espaço e Imagem. 4ª Ed., Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

JAPIASSU, Hilton. As Paixões da Ciência – Estudos de História das Ciências. São Paulo: Letras e Letras, 1999.

______________. O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1954.

LUZ, Rogério. Novas Imagens: efeitos e modelos. In PARENTE, André (org), Imagem e Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. São Paulo: Editora 34, 3ª edição, 1999

PAPANEK, Victor. Design for the real World. Frogmore: Paladin, 1977.

SNODGRASS, Adrian and COYNE, Richard. Is designing hermeneutical? The University of Sidney, Vol.1, Nº 1, pp. 65-97

VANOYE, Francis; GOLIOT-LETÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 2005.

Meio eletrônico EAMES OFFICE. homepage de fundação destinada a comunicar e preservar o legado de Charles e Ray Eames. Disponível em . Acesso em 20/10/2017

WIKIPEDIA. verbete Charles and Ray Eames. Disponível em . Acesso em 20/10/2017.

http://sereismo.com/2017/03/25/a-forca-do-querer-vem-ai-tudo-que-voce-precisa-saber/ Acesso em 20/07/2017




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018431

Direitos autorais Carlos Eduardo Dezan Scopinho, Ediliane de Oliveira Boff

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png