Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O ModaPalavra e-periódico é organizado a partir do Programa de Pós-Graduação em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Preocupado com a difusão científica no campo de moda, visa socializar ao mundo acadêmico e empresarial, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do ensino, pesquisa e produção relacionadas à Moda, entendida como campo de conhecimento e indissociável da sociedade contemporânea.

São apreciados também manuscritos referentes a trabalhos desenvolvidos por professores, profissionais e acadêmicos identificados com a temática central do periódico – a moda em seus desdobramentos sociais, históricos, tecnológicos, educacionais, econômicos e de design – desde que sejam originais e não tenham sido submetidos à publicação em nenhum outro periódico, quer em parte ou em sua totalidade. Para mais informações sobre submissão de artigos, acesse.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Seção destinada à artigos inéditos, de acordo com tema de cada edição, com submissão aberta à cada início de semestre. Os artigos aceitos serão publicados na edição correspondente.

Submissões abertas: Dossiê Estudos de Tendências e Branding de Moda: organizado pelos Professores Drs Nelson Pinheiro e Fernando Oliveira. Publicação: julho, 2018 (v.11 n.22).

 

Em breve: Dossiê Moda, Arte e Design: organizado pelas Professoras Dras Laura Zambrini e Daniela Lucena. Publicação: janeiro, 2019 (v.12 n.23).

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Variata

Seção destinada à artigos inéditos, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Seção destinada à entrevistas inéditas, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Seção destinada à resenhas inéditas, de acordo com o foco e escopo do periódico. O processo de submissão é contínuo e os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação ocorre em duas etapas principais para as seções Dossiê, Variata e Resenha.

1. Avaliação cega por pares pelo Conselho Editorial:

O Conselho Editorial faz uma avaliação preliminar de acordo com: a relevância do estudo proposto e os aspectos físicos e de pertinência às normas de publicação.

Caso o texto cumpra os requisitos, e seja aprovado, é passado à próxima etapa. Se não estiver, será encaminhado à correção ao autor, com os esclarecimentos necessários para que o artigo possa ser submetido à nova avaliação, ou recusado e devolvido ao autor.

2. Avaliação cega por pares pelo Conselho Consultivo:

Os editores indicam dois pareceristas para realizar a avaliação. Em caso de divergência nos pareceres, o texto é enviado para um terceiro avaliador.

a. Primeiramente, são considerados os seguintes aspectos:
Título e subtítulos coerentes com o texto; Resumo e abstract que expressem o conteúdo do trabalho; Introdução; Relevância do tema abordado; Domínio e desenvolvimento do tema; Aprofundamento do conteúdo; Estrutura do trabalho; Correção ortográfica e gramatical; Clareza da redação; Conclusão; Atualidade e pertinência das referências bibliográficas; Atendimento às normas da Revista.

b. Após análise é redigido um parecer considerando:
Questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos; Questões referentes ao conteúdo: a lógica e a coerência da argumentação; Questões referentes às etapas do trabalho: concepção, formulação dos problemas, hipóteses ou conceitos e direcionamento da análise.

c. Por último, o avaliador deve optar por um dos seguintes julgamentos: Aprovado; Aprovado Condicionalmente; Recusado.

O autor receberá um e-mail comunicando o resultado da avaliação e demais recomendações de acordo com o resultado.

Os trabalhos que forem Aprovados ou Aprovados Condicionalmente, e receberem recomendações e sugestões, serão encaminhados aos autores para as devidas correções no prazo de 10 dias. Neste caso, o prazo de devolução deverá ser respeitado e caberá aos editores avaliar se foram ou não atendidas as recomendações e, no caso de negativa, recusar a publicação. Caso o texto corrigido não seja submetido à plataforma conforme o prazo estipulado, será arquivado.

Não caberá recurso aos trabalhos recusados. Submissões que não atendam às normas para publicação serão devolvidas aos autores.
Para os textos recusados, é permitido aos avaliadores sugerir que o trabalho seja submetido à publicações voltadas a outras áreas, caso o manuscrito apresente não conformidade com as áreas de abrangência do ModaPalavra e-periódico.


As submissões para a seção Entrevista passarão somente por avaliação do Conselho Editorial.

 

Periodicidade

Publicamos um volume por ano, composto por dois números (janeiro-junho e julho-dezembro). A publicação é digital.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os artigos publicados pelo ModaPalavra e-periódico são de uso gratuito e estão sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. É permitido o compartilhamento e uso para qualquer propósito não-comercial, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao ModaPalavra e-periódico (com as informações da edição, os nomes dos autores do artigo, as informações da licença e um link para o material), como modelo:
"Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], pelo(s) autor(es) [inserir nomes], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/"

Licença Creative Commons

SaveSaveSaveSave

 

Arquivamento

Artigos arquivados - pelo autor ou recusados pelos avaliadores - serão guardados por um prazo máximo de 2 anos nos arquivos da revista, podendo ser resgatados, pelo autor, dentro desse período.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS.

 

Taxas

Não há nenhuma taxa para textos publicados e, tampouco, para os submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

Indexadores, diretórios e bases de dados

O ModaPalavra e-periódico está disponível nos seguintes indexadores, bases de dados ou diretórios:

                

"