Minha caminhada é minha dança
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0201Palavras-chave:
dança contemporânea , literatura comparada, Marília Garcia, Paul Valéry, Steve PaxtonResumo
Partindo do diálogo entre obras da dança e da literatura em que se observa íntima relação entre arte e vida, este ensaio analisa criações que propõem um convite, tanto ao performer/escritor quanto ao espectador/leitor, à percepção de si em deriva. Se na conferência "Poesia e pensamento abstrato", Paul Valéry sugere a separação entre a prosa e a poesia; na contemporaneidade, poetas e coreógrafos rompem tal separação misturando experiências motoras e de linguagem tanto dos campos da vida ordinária como da arte. A partir do interesse de coreógrafos pelo caminhar como experiência fundamental para a dança, reflete-se sobre a presença da prosa (e do prosaísmo) na produção contemporânea de poesia.
Downloads
Referências
BARRIO, Artur. 4 dias 4 noites. Artur Barrio: A metáfora dos Fluxos 2000/1968. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2001.
DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC', Bojana. En Atendant & Cesena, A Choreographer's Score by anne Teresa de Keersmaeker & Bojana Cvejic'. Brussels: Mercatorfonds, 2013.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7letras, 2016.
GUTIERREZ, Maurício Chamarelli. Poesia e retenção - Um teste de resistores de Marília Garcia. Fórum de literatura Contemporânea, v. 7, n. 14, p. 245-251, 2015.
LOPES, Adília. "Dansar". Manhã. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
MELO NETO, João Cabral de Melo. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MESQUITA, André (org.). Trisha Brown: coreografar a vida. São Paulo: MASP, 2020.
MONTEIRO, Isabel Ramos. ao fim da dança – ensaios sobre o dançar e o fazer literário. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
ONO, Yoko. Accorn. Trad. Carolina Caires Coelho. São Paulo: Bateia, 2014.
PAXTON, Steve. Material for the spine: une étude du mouvement, a movement study. Webapp. Editions Contredanse, 2008-2019.
QUIGNARD, Pascal. L'origine de la danse. Paris: Éditions Galilée, 2013.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Pulo: Record, 1986.
VALÉRY, Paul. A alma e a dança e outros diálogos. Trad. Marcelo Coelho. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
VALÉRY, Paul. Philosophie de la danse. In: Danser sa vie. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2011a, p. 83-94.
VALÉRY, Paul. Variedades. In: BARBOSA, J. Alexandre (org.). Trad. Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 2011b.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summos, 2005.
YONASHIRO, Andreia. Circa. São Paulo: Terreyro Coreográfico, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)

