Minha caminhada é minha dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0201

Palavras-chave:

dança contemporânea , literatura comparada, Marília Garcia, Paul Valéry, Steve Paxton

Resumo

Partindo do diálogo entre obras da dança e da literatura em que se observa íntima relação entre arte e vida, este ensaio analisa criações que propõem um convite, tanto ao performer/escritor quanto ao espectador/leitor, à percepção de si em deriva. Se na conferência "Poesia e pensamento abstrato", Paul Valéry sugere a separação entre a prosa e a poesia; na contemporaneidade, poetas e coreógrafos rompem tal separação misturando experiências motoras e de linguagem tanto dos campos da vida ordinária como da arte. A partir do interesse de coreógrafos pelo caminhar como experiência fundamental para a dança, reflete-se sobre a presença da prosa (e do prosaísmo) na produção contemporânea de poesia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Ramos Monteiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Artes na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Letras – Português e Francês pela USP.

Referências

BARRIO, Artur. 4 dias 4 noites. Artur Barrio: A metáfora dos Fluxos 2000/1968. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2001.

DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC', Bojana. En Atendant & Cesena, A Choreographer's Score by anne Teresa de Keersmaeker & Bojana Cvejic'. Brussels: Mercatorfonds, 2013.

GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.

GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7letras, 2016.

GUTIERREZ, Maurício Chamarelli. Poesia e retenção - Um teste de resistores de Marília Garcia. Fórum de literatura Contemporânea, v. 7, n. 14, p. 245-251, 2015.

LOPES, Adília. "Dansar". Manhã. Porto: Assírio & Alvim, 2015.

MELO NETO, João Cabral de Melo. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MESQUITA, André (org.). Trisha Brown: coreografar a vida. São Paulo: MASP, 2020.

MONTEIRO, Isabel Ramos. ao fim da dança – ensaios sobre o dançar e o fazer literário. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

ONO, Yoko. Accorn. Trad. Carolina Caires Coelho. São Paulo: Bateia, 2014.

PAXTON, Steve. Material for the spine: une étude du mouvement, a movement study. Webapp. Editions Contredanse, 2008-2019.

QUIGNARD, Pascal. L'origine de la danse. Paris: Éditions Galilée, 2013.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Pulo: Record, 1986.

VALÉRY, Paul. A alma e a dança e outros diálogos. Trad. Marcelo Coelho. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

VALÉRY, Paul. Philosophie de la danse. In: Danser sa vie. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2011a, p. 83-94.

VALÉRY, Paul. Variedades. In: BARBOSA, J. Alexandre (org.). Trad. Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 2011b.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summos, 2005.

YONASHIRO, Andreia. Circa. São Paulo: Terreyro Coreográfico, 2017.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

MONTEIRO, Isabel Ramos. Minha caminhada é minha dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–33, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26785. Acesso em: 19 dez. 2025.