Poética de terreiro: um olhar sobre a macumba cênica da Semente Cia de Teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e302

Palavras-chave:

teatro periférico, terreiro, teatro ritual, Espaço Semente

Resumo

Este artigo lança uma luz sobre a proposta teatral praticada pela Semente Cia. de Teatro, a partir de um trabalho cênico que busca sacralizar a atividade teatral por meio da incorporação de elementos candomblecistas na diegese dramatúrgica. Em duas montagens, propõe-se uma incorporação cênica que torna atores e atrizes “cavalos” de seus personagens. Essa proposta de Teatro de Terreiro é um simulacro, assim como era o Deus Ex Machina no teatro grego, e traz ao proscênio caboclos, padês, ayós, ogãs com seus atabaques, além de referências à estética de terreiro. O grupo trabalha a corpo-oralidade de atores e atrizes, respeitando a gramática gestual e sensual que compõe a linguagem corporal da negritude.

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Biografia do Autor

Valdeci Moreira de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Artes pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação - Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UnB. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, ator e diretor teatral.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

SOUZA, Valdeci Moreira de. Poética de terreiro: um olhar sobre a macumba cênica da Semente Cia de Teatro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e302. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26228. Acesso em: 22 dez. 2024.