Condições para o surgimento de uma teoria, ou a teoria após a teoria, ou os poderes do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0101

Palavras-chave:

performance, modernidade, tempo, ecologia, antropoceno

Resumo

Partindo da dimensão temporal posta em jogo pela questão da teoria, este estudo aponta para a temporalidade do acontecimento cênico como potência crítica. Para isso, dado que a teoria diz que a cena começa com um olhar, buscou-se olhares desde a filosofia até a performance, passando pelo teatro dramático e pelas intervenções cênicas, para servir de guia nesse estudo. Essas visões são analisadas como operações no tempo em torno de uma constelação de termos como cesura, superposição, coexistência, respiração, desdobramento, cruzamento ou metamorfose, aqui apresentados como condições para uma teoria que está por vir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Óscar Cornago, Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Beca posdoctoral en el Instituto de Ciencias del Teatro de la Universidad Libre de Berlín. Doctoró en la Universidad Autónoma de Madrid en Filología Hispánica. Es investigador del Centro de Ciencias Humanas y Sociales del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid.

Referências

AA.VV. Los Torreznos. Cuatrocientos setenta y tres millones trescientos cincuenta y tres mil ochocientos noventa segundos. Comunidad de Madrid / CA2M, 2014.

AGAMBEN, Giorgio. ¿Qué es lo contemporáneo? [2009]. Trad. Cristina Sardoy. En: Desnudez. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2011, p. 17-29.

BARAD, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entaglement of Matter and Meaning. Duke: University Press, 2006.

BENE, Carmelo, y Gilles DELEUZE. Superposiciones [1979]. Trad. Pablo Ires. Buenos Aires: Ediciones al Sur, 2003.

BENJAMIN, Walter. Tesis sobre el concepto de la historia [1940]. Trad. Jesús Aguirre. Madrid, Taurus, 1973.

BENNETT, Jane. Materia vibrante. Una ecología política de las cosas [2010]. Trad. Maximiliano Gonnet. Buenos Aires: Caja Negra, 2022.

BLUMENBERG, Hans. Naufragio con espectador. Paradigma de una metáfora de la existencia [1975]. Trad. Jorge Vigil. Madrid: Visor, 1979.

COCCIA, Emanuele. Metamorfosis. La fascinante continuidad de la vida [2020]. Trad. Pablo Ariel Ires. Madrid: Siruela, 2021.

CORNAGO, Óscar. ¿Y después de la performance qué? Consideraciones sobre público y teatralidad a principios del siglo XXI. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n. 26, p.85-95, 2016. Consultada en: 15 abril 2024. DOI: 10.5965/1414573101262016020.

DEMOS, T.J. Descolonizar la naturaleza. Arte contemporáneo y políticas de la ecología [2018]. Trad. Pilar Cáceres. Madrid: Akal, 2020.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo [2004]. Trad. Diana González Martín y David Martínez Perrucha. Madrid: Abada, 2013.

HARAWAY, Donna. Seguir con el problema. Crear parentesco en el Chtchuluceno [2016]. Trad. Helen Torres. Bilbao: Consonni, 2019.

LA CASA ENCENDIDA. El desdoblamiento, de Jaime Vallaure. 14 noviembre 2014. Canal de YouTube. "El desdoblamiento", de Jaime Vallaure - YouTube

LA CASA ENCENDIDA. El desdoblamiento, de Jaime Vallaure. Actividades. Escénicas. El Desdoblamiento Jaime Vallaure | La Casa Encendida. Consultado en: 30 abr. 2024.

LATOUR, Bruno. Nunca fuimos modernos. Ensayo de antropología simétrica [1991]. Trad. Víctor Goldstein. Barcelona: Siglo XXI, 2007.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro posdramático [1999]. Trad. Diana González Martín. Murcia: Cendeac, 2013.

MORTON, Timothy. Ecología oscura. Sobre la coexistencia futura [2014]. Trad. Fernando Borrajo. Barcelona: Paidós, 2019.

MÜLLER, Heiner. Die Haletmaschine. En: Werke. Herausgegeben von Frank Hörnigk in Zusammenarbeit mit der Stiftung Archiv der Akademie der Künste. Band 4: Die Stücke 2. Frankfurt am Main, 2001, p. 543–554.

PRECIADO, Paul B. Un apartamento en Urano. Crónicas del cruce. Prólogo de Virginie Despentes. Madrid: Anagrama, 2019.

SÁNCHEZ, José Antonio. Dramaturgias de la imagen. Cuenca: Universidad Castilla-La Mancha, 1994.

TEATRO OJO. “5 Volverse negro”. Estudios Culturales y Crítica Poscolonial. Vídeo de YouTube 20 mayo 2023, 1:35:05. 5 Volverse negro - YouTube Consultado en: 15 enero 2023.

VALLAURE, Jaime. “44 puntos final”. En: Fugas e interferencias. VI International Performance Art Conference. Ed. Marta Pol y Rigau y Carlos Tejo. Vigo: Universidad de Vigo/Centro Galego de Arte Contemporánea, 2021, p. 25-38.

VALLAURE, Jaime. La web que el artista nunca quiso tener. jaimevallaure.com. Consultado en: 22 set 2023.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

CORNAGO, Óscar. Condições para o surgimento de uma teoria, ou a teoria após a teoria, ou os poderes do tempo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25513. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?