O teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0205Palavras-chave:
gênero, sexualidade, teatro pedagógico, neoconservadorismo, Covid-19Resumo
Compreender as potencialidades presentes nas atividades de fruição e atuação teatrais realizadas nas escolas é o objetivo central deste trabalho, que utiliza dados do Anuário da Violência Pública de 2022 para a valorização do teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra as infâncias. Sustenta-se que a supressão da temática de gênero e sexualidades do currículo oficial e o isolamento social de alunos em suas casas em decorrência da pandemia da Covid-19 dificultaram o acesso de crianças e jovens a redes de apoio e espaços seguros para denunciar e combater as violências sofridas.
Downloads
Referências
ACOSTA, Tássio. Anarqueologia do Pânico Moral. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, 2023.
ACOSTA, Tássio; GALLO, Silvio. A educação em disputa no Brasil contemporâneo: entre os estudos de gênero, a dita ideologia de gênero e a produção de uma ?ideologia de gênesis?. Educação (Santa Maria. Online), v. 45, p. 1-28, 2020.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE VIOLÊNCIA PÚBLICA, 2022. Disponível em https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/07/11-anuario-2022-uma-decada-e-mais-de-meio-milhao-de-vitimas-de-violencia-sexual.pdf Acesso em: 4 dez. 2023.
BARROS, Amailson Sandro de. O teatro como um instrumento de prevenção do abuso sexual infantil. Revista Práticas em Extensão. São Luís, v. 06, nº 02, 01-13, 2022. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/article/view/2324/2157
Acesso em: 5 dez. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No 9394/96. Brasília 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Vida Precária. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.
CASTILHO, Denis. Escola sem partido: do controle à espoliação. Bol. Goia. Geogr. v. 39, 2019. Disponível em https://repositorio.bc.ufg.br/riserver/api/core/bitstreams/159a0e6d-08f5-4bd0-a84d-8b5793037fa4/content Acesso em: 4 dez. 2023.
COELHO, Márcia Azevedo. Teatro na Escola: Uma possibilidade de educação efetiva. POLÊM!CA, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1208–1224, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/10617. Acesso em: 5 dez. 2023.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora34, 1997.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
DUQUE, Tiago. O quadro "preso" e a proibição da linguagem neutra: ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 32, n. 72, p. 31-49, out./dez. 2023. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/375802656_Quadro_Preso_e_a_Proibicao_da_Linguagem_Neutra_ofensiva_anti-igualitaria_em_Mato_Grosso_do_Sul/fulltext/655def26ce88b8703100b07b/O-Quadro-Preso-e-a-Proibicao-da-Linguagem-Neutra-ofensiva-anti-igualitaria-em-Mato-Grosso-do-Sul.pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005, 46 ª ed.
FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.
JULIANO, Maria Cristina Carvalho; YUNES, Maria Angela Mattar . Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Ambiente & Sociedade (Online), v. 17, p. 135-154, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/asoc/a/BxDVLkfcGQLGXVwnHp63HMH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 8 dez. 2023.
MENDONÇA, Patricia Moulin. O direito à educação em questão: as tensões e disputas no interior do Programa Mais Educação. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2017.
MISKOLCI, R.; CAMPANA, M.. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 725–748, set. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/Ns5kmRtMcSXDY78j9L8fMFL/abstract/?lang=pt# Acesso 4 dez. 2023.
MORAES, Danielle Rodrigues de. Teatro na escola: da lei à lida. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, 2011. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/Dissertacao%20Danielle%20Rodrigues%20de%20Moraes.pdf Acesso em: 9 jan. 2023.
OLIVEIRA, Maria Eunice de; STOLTZ, Tania. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, p.77-93. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/er/n36/n36a07.pdf Acesso em: 4 dez. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, J. L. L. R. . Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE. Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, p. 6-21, 2022.
QUILICI, Cassiano Sydow. A arte de desarmar: corpo, escrita e dispositivos performativos em tempos sombrios. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21541. Acesso em: 5 dez. 2023.
RODRIGUES, Mariana Ruas; SANTIAGO, Érika Jordana Freitas; ROTA JUNIOR, César. Educação de tempo integral: da carência à proteção. Psicol. educ., São Paulo, n. 52, p. 86-96, jun. 2021 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752021000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 dez. 2023.
SANDERSON, C. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2008.
SANTOS, Milton et al. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2001.
SANTOS, Milton. A Urbanização Desigual. EdUSP, 2021.
SIQUEIRA, Aline Cardoso. Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar. VIDYA, v. 29, n. 2, p. 87-96, jul./dez., 2009 - Santa Maria, 2010. ISSN 2176-4603 X. Disponível em www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/aescola_rede_apoio.pdf Acesso em: 8 dez. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. belo. horizonte: autêntica, 1999.
STRAZZACAPPA, M.. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, p. 69–83, abr. 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jG6yTFZZPTB63fMDKbsmKKv/abstract/?lang=pt# acesso 8 jan. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)