O teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0205

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, teatro pedagógico, neoconservadorismo, Covid-19

Resumo

Compreender as potencialidades presentes nas atividades de fruição e atuação teatrais realizadas nas escolas é o objetivo central deste trabalho, que utiliza dados do Anuário da Violência Pública de 2022 para a valorização do teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra as infâncias. Sustenta-se que a supressão da temática de gênero e sexualidades do currículo oficial e o isolamento social de alunos em suas casas em decorrência da pandemia da Covid-19 dificultaram o acesso de crianças e jovens a redes de apoio e espaços seguros para denunciar e combater as violências sofridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássio Acosta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado em Educação em Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Especialização em Ética, valores e cidadania na escola pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Professor na UNISANTA.

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Educação pela UNICAMP. Mestrado em Educação pela UNICAMP.  Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor titular da UNICAMP.

Referências

ACOSTA, Tássio. Anarqueologia do Pânico Moral. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, 2023.

ACOSTA, Tássio; GALLO, Silvio. A educação em disputa no Brasil contemporâneo: entre os estudos de gênero, a dita ideologia de gênero e a produção de uma ?ideologia de gênesis?. Educação (Santa Maria. Online), v. 45, p. 1-28, 2020.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE VIOLÊNCIA PÚBLICA, 2022. Disponível em https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/07/11-anuario-2022-uma-decada-e-mais-de-meio-milhao-de-vitimas-de-violencia-sexual.pdf Acesso em: 4 dez. 2023.

BARROS, Amailson Sandro de. O teatro como um instrumento de prevenção do abuso sexual infantil. Revista Práticas em Extensão. São Luís, v. 06, nº 02, 01-13, 2022. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/article/view/2324/2157

Acesso em: 5 dez. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No 9394/96. Brasília 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Vida Precária. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.

CASTILHO, Denis. Escola sem partido: do controle à espoliação. Bol. Goia. Geogr. v. 39, 2019. Disponível em https://repositorio.bc.ufg.br/riserver/api/core/bitstreams/159a0e6d-08f5-4bd0-a84d-8b5793037fa4/content Acesso em: 4 dez. 2023.

COELHO, Márcia Azevedo. Teatro na Escola: Uma possibilidade de educação efetiva. POLÊM!CA, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1208–1224, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/10617. Acesso em: 5 dez. 2023.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora34, 1997.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

DUQUE, Tiago. O quadro "preso" e a proibição da linguagem neutra: ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 32, n. 72, p. 31-49, out./dez. 2023. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/375802656_Quadro_Preso_e_a_Proibicao_da_Linguagem_Neutra_ofensiva_anti-igualitaria_em_Mato_Grosso_do_Sul/fulltext/655def26ce88b8703100b07b/O-Quadro-Preso-e-a-Proibicao-da-Linguagem-Neutra-ofensiva-anti-igualitaria-em-Mato-Grosso-do-Sul.pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005, 46 ª ed.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

JULIANO, Maria Cristina Carvalho; YUNES, Maria Angela Mattar . Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Ambiente & Sociedade (Online), v. 17, p. 135-154, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/asoc/a/BxDVLkfcGQLGXVwnHp63HMH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 8 dez. 2023.

MENDONÇA, Patricia Moulin. O direito à educação em questão: as tensões e disputas no interior do Programa Mais Educação. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2017.

MISKOLCI, R.; CAMPANA, M.. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 725–748, set. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/Ns5kmRtMcSXDY78j9L8fMFL/abstract/?lang=pt# Acesso 4 dez. 2023.

MORAES, Danielle Rodrigues de. Teatro na escola: da lei à lida. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, 2011. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/Dissertacao%20Danielle%20Rodrigues%20de%20Moraes.pdf Acesso em: 9 jan. 2023.

OLIVEIRA, Maria Eunice de; STOLTZ, Tania. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, p.77-93. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/er/n36/n36a07.pdf Acesso em: 4 dez. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, J. L. L. R. . Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE. Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, p. 6-21, 2022.

QUILICI, Cassiano Sydow. A arte de desarmar: corpo, escrita e dispositivos performativos em tempos sombrios. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21541. Acesso em: 5 dez. 2023.

RODRIGUES, Mariana Ruas; SANTIAGO, Érika Jordana Freitas; ROTA JUNIOR, César. Educação de tempo integral: da carência à proteção. Psicol. educ., São Paulo, n. 52, p. 86-96, jun. 2021 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752021000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 dez. 2023.

SANDERSON, C. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2008.

SANTOS, Milton et al. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2001.

SANTOS, Milton. A Urbanização Desigual. EdUSP, 2021.

SIQUEIRA, Aline Cardoso. Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar. VIDYA, v. 29, n. 2, p. 87-96, jul./dez., 2009 - Santa Maria, 2010. ISSN 2176-4603 X. Disponível em www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/aescola_rede_apoio.pdf Acesso em: 8 dez. 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. belo. horizonte: autêntica, 1999.

STRAZZACAPPA, M.. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, p. 69–83, abr. 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jG6yTFZZPTB63fMDKbsmKKv/abstract/?lang=pt# acesso 8 jan. 2023.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

ACOSTA, Tássio; GALLO, Sílvio. O teatro pedagógico como máquina de guerra no combate às violências contra crianças e jovens. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24809. Acesso em: 21 nov. 2024.