O método Suzuki precede uma filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0106

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo oriental. , Método Suzuki, Treinamento para atores, Tadashi Suzuki, SCOT Company

Resumo

O presente artigo tem por propósito apresentar o contexto cênico e histórico que antecede e acompanha o início da carreira do diretor japonês Tadashi Suzuki, bem como expor sinteticamente princípios técnicos e teóricos que definem sua noção sobre encenação. Partindo de sua biografia, desde a infância no contexto pós-Segunda Guerra Mundial até seus primeiros anos como diretor profissional, buscamos expor a combinação de aspectos dos teatros oriental e ocidental que levaram ao desenvolvimento do método Suzuki. Por fim, a partir de escritos do próprio diretor, intentamos um resumo sobre sua visão técnica e teórica sobre a atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2018). Graduação em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UFMG-2013). Formação de atriz no Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado (2010).

Bruna Emanuele Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado em Artes (2022) na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2022). Bacharel em Letras com ênfase em Estudos de Edição pela Faculdade de Letras (UFMG).

Referências

BEEMAN, W. O.; KADOGAMI, K.; SUZUKI, T. The Word is an Act of the Body. Performing Arts Journal, v. 6, n. 2, p.88-92, 15 out. 1981.

BRANDÃO, Luciana do Espírito Santo. 267 f. Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

GIROUX, S. M. Zeami: cena e pensamento Nô. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.

GOTO, Y. Suzuki Tadashi: Innovator of contemporary Japanese Theater. Tese (Doutorado em Filosofia, Drama e Teatro) – University of Hawaii, Havaí, 1988.

GOTO, Y. The Theatrical Fusion of Suzuki Tadashi. Asian Theatre Journal, v. 6, n. 2, p.103-123, outono 1989. Disponível em: <http://links.jstor.org/sici?sici=0742-5457%28198923%296%3A2%3C103%3ATTFOST%3E2.0.CO%3B2-R>.

Acesso em: 4 ago. 2021.

LAUREN, E. In Search of Stillness: Capturing the Purity and Energy of not Moving is the Root of the Invisible Body. American Theater, Nova York, v. 28, p. 62-63, 11 jan. 2011. Disponível em: <http://www.skidmore.edu/summertheater/documents/ InSearchofStillnessbyEllenLaurenAmericanTheaterJan2011.pdf>.

Acesso em: 13 maio 2017.

SUZUKI, Tadashi. The Way of Acting: The Theatre Writings of Tadashi Suzuki. Tradução de J. Thomas Rimer. Nova York: Theatre Communications Group (TCG), 1986.

SUZUKI, T.; STEELE, K. H. Culture is the Body: The writings of Tadashi Suzuki. Tradução de Kameron H. Steele. Nova York: Theater Communications Group, 2015.

SUZUKI TADASHI/Suzuki Company of Toga. 2021. Disponível em: <https://www.scot-suzukicompany.com/en/>. Acesso em: 4 ago. 2021.

SUZUKI TADASHI/Suzuki Company of Toga. [s.l.]. Disponível em: <https://www.scot-suzukicompany.com/en/>. Acesso em: 4 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

BRANDÃO, Luciana; FERNANDES, Bruna Emanuele. O método Suzuki precede uma filosofia. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–29, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20864. Acesso em: 21 nov. 2024.