Contagiar sonhos e resistências: A casa, a tela e o entre
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0303Palavras-chave:
Programas performativos, Práticas cartográficas, Técnica Klauss Vianna, Sonhos, ResisênciaResumo
Este artigo aborda alguns aspectos criativos e pedagógicos da experiência da oficina "Só os sonhos não temem o contágio", realizada pelo Núcleo Fuga! de forma online no contexto da pandemia COVID 19. No que se refere ao estudo da presença neste modo remoto, exploramos algumas propostas acionadas pelas ideias de contágio e pertencimento, em uma prática apoiada na Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática e em programas performativos, articulados à práticas cartográficas. No estudo criativo das composições com o ambiente da casa, as proposições visavam escavar possibilidades performativas ao se visitar as imagens-enigmas dos sonhos, como tensionamento para provocar a relação entre arte, inconsciente e resistência.
Downloads
Referências
BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. (Orgs.) Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. Revista Ilinx, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: <http://www.cocen.rei.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 29 out. 2016.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, nov. 2008. ISSN 2238-3867. 196 Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2021.
FERNANDES, Ciane. Quando o Todo é Mais Que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.5, n.1, p.9-38, jan./abr. 2015.
GUZZO, Marina; FEDERICI, Conrado; LIBERMAN, Flávia. Descolonizar a arte: Território, comunidade e esfera pública. Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 10 n. 2, p. 107-124, jun.-dez./2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MILLER, Jussara Corrêa. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
MILLER, Jussara; LASZLO, Cora. A sala e a cena: a importância pedagógica de processos criativos em dança e educação somática”. Cadernos do Gipe-CIT Ano XX, n.36, Processos Criativos: Educação Somática e Afetos. Salvador, set. 2016.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental - transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS, 2011.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição - Notas para uma vida não cafetinada. N-1 Edições, São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)