A cena política, a política da cena: Reflexões sobre modernidade na arquitetura teatral alemã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0207

Palavras-chave:

Espaço cênico, Teatro político, Teatro alemão, Modernidade, Arquitetura teatral

Resumo

O presente trabalho teve como ponto de partida as proposições sobre espaço cênico trazidas pelo livro A revolução do teatro: conclusões sobre o Teatro dos Artistas de Munique do dramaturgo e encenador alemão Georg Fuchs. O artigo revisitou as arquiteturas teatrais desenvolvidas por artistas alemães do princípio do século XX e a partir delas, refletiu sobre as propostas políticas contidas nos trabalhos dos encenadores Max Reinhardt e Erwin Piscator. O objetivo aqui foi refletir sobre as relações entre espaço cênico e política, e como as mesmas foram determinantes na construção do teatro moderno.

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Biografia do Autor

Beatriz Magno Alves de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Cenografia e Indumentária. Mestre em Artes Cênicas e Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora no Curso Técnico em Teatro do programa Mediotec da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS).

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

OLIVEIRA, Beatriz Magno Alves de. A cena política, a política da cena: Reflexões sobre modernidade na arquitetura teatral alemã. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–32, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19326. Acesso em: 21 nov. 2024.