Vagalampos, vagalampi: fantasmagorias na dramaturgia e na tradução pirandellianas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102352019224

Palavras-chave:

Tradução teatral, Invisibilidade, Poesia pirandelliana, Incabamento

Resumo

O presente texto deseja compreender formas de mapeamentos e de leituras da presença de Pirandello no Brasil, relacionadas a modos de ver, ou não ver, sua recepção, crítica e de cena. Formas que, seletivas e predominantes, acarretam delimitações inquietantes também para o exercício tradutório. O “cerebralismo” presente na produção artística do autor seria o principal fio histórico condutor de modos de ler o dramaturgo no Brasil, a ponto de nos levar a considerar o “mito” Os gigantes da montanha, em seu inacabamento e alta e fantasmagórica voltagem poética, “obra falha”. Nessa esteira, traduções brasileiras desse texto tornaram-se invisíveis, ausentes, inexistentes.

 

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rabetti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Associada - membro do “quadro permanente”/Mestrado e Doutorado / Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro – Brasil. Professora Visitante – Mestrado/ Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Universidade Federal de São João del Rei – Minas Gerais – Brasil.

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Publicado

2019-09-20

Como Citar

RABETTI, Maria de Lourdes. Vagalampos, vagalampi: fantasmagorias na dramaturgia e na tradução pirandellianas no Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 35, p. 224–248, 2019. DOI: 10.5965/1414573102352019224. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019224. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais