Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Sim, este trabalho é ORIGINAL e INÉDITO, o conteúdo não é similar (plágio) a outras obras publicadas.
  • Sim, concordo com as Políticas de Avaliação , este trabalho está sem identificação de autoria no texto e no arquivo Word, assegurando a Avaliação Cega por Pares (Peer review) .
  • Sim, concordo em referenciar e citar neste trabalho pelo menos um artigo publicado em outra revista científica de pós-graduação do Brasil

Diretrizes para Autores

 A Urdimento aceita textos sob a forma de artigos científicos, relatos, entrevistas, traduções, mesa de debates, resenha e dramaturgia. Não se aceita textos sejam apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; recortes de trabalhos acadêmicos sem adaptação; relato de experiência sem discussão teórica aprofundada; incompletos ou insuficientemente elaborados para a temática que propõem; fora da área das Artes Cênicas; escritos de maneira não acadêmica ou que contenham muitos erros de linguagem e digitação; formatados a partir de regras diferentes das praticadas pela revista.

Como parte do processo de submissão, as/os autoras(es) são obrigadas(os) a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

Os textos devem ser encaminhados eletronicamente através do site: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/index, por meio da Plataforma OJS3  – Open Journal System - no qual os dados dos autores devem ser inseridos, inclusive deve ser indicado o endereço eletrônico e a sua biografia de até quatro (04) linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas, de seu maior titulação para o menor.

Preencher:

  • URL -com o link para o Lattes
  • ORCID - com o link para o ORCID

Como realizar cadastro na Urdimento

Como enviar um artigo à Urdimento

Leia atentamente as normas de publicação antes de iniciar o processo de submissão. Artigos que não estiverem completamente de acordo com as especificações nas normas da Revista serão rejeitados no processo de avaliação preliminar.

Um/uma autor(a) só pode publicar um artigo, relato ou dramaturgia uma vez por ano na Urdimento, mesmo em casos de coautoria, com exceção da seção Debates, Tradução ou Entrevistas

Formatação do texto

Os arquivos devem estar formatos em Doc. ou Docx, com peso máximo de 30 MB, da seguinte forma: 

  1. Título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
    • Título em caixa-baixa, máximo de 100 caracteres com espaço.
    • Resumo com o máximo de 700 caracteres com espaço.
    • Usar de três a cinco palavras-chave.
  2. O resumo deve ser escrito na terceira pessoa do singular e no passado, fazendo referencias a pesquisa já realizada.
  3. Em todas as modalidades de texto as notas devem ser colocadas no rodapé e as referências ao final do texto.
  4. A inserção de citações, no artigo, em língua não portuguesa ou espanhola, deve aparecer no corpo do texto em português ou espanhol e em nota de rodapé o texto na língua original, acrescido do nome do tradutor.
  5. Usar fonte Arial 12, espaço 1,5. As citações curtas (com até 3 linhas) devem seguir a mesma formatação do corpo do texto entre aspas duplas, indicando dados completos (autor, ano de publicação e página de onde foi extraído). Citações longas, a partir de 4 linhas, devem ter um recuo de 4,0 cm da margem esquerda, espaço simples em tamanho 11.
  6. Usa-se itálico, e não negrito, para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras.
  7. Não usar o nome do autor em CAIXA ALTA no corpo do texto, apenas na referencia final.
  8. Tamanho dos textos e do arquivo:
  • Artigos, Relatos, Traduções, Debates e Entrevistas – podem ter entre 20.000 e 55.000 caracteres (incluídos espaços), com referencias, notas, imagens, tabelas inclusos.
  • Resenhas devem ter entre 5.000 a 25.000 caracteres com espaço.

Demais orientações

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. A submissão deve apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  3. A Urdimento recebe artigos em português e espanhol e pode publicar o mesmo artigo em português, espanhol e em inglês desde que a/o autor(a) providencie, após aprovação do artigo, a sua versão em inglês. E devem ser incluídos, obrigatoriamente, em nota de rodapé, puxada a partir do título – o nome e a formação da pessoa que fez a revisão da versão em inglês do artigo.
  4. Urdimento aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e aumentados. E a/o autor(a) deve, em nota de rodapé, explicitar e referenciar os devidos Anais. A Urdimento só aceita um percentual de 15% de similaridade com o texto original  já publicado em Anais.
  5. Para artigos originados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses o autor deverá informar tal condição/situação no momento da submissão no campo notas para o editor e, caso o texto seja aprovado, deverá constar em nota de rodapé esta informação.
  6. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online.
  7. Todos os artigos submetidos a Urdimentoa partir de 2022, após serem aprovados e antes de serem publicados, devem as/os autoras(es), obrigatoriamente, apresentar em nota de rodapé, puxada a partir do título - o nome e a formação da pessoa que fez a revisão ortográfica e gramatical do artigo. Esta pessoa deve ser formada na graduação ou mestrado ou doutorado em Letras. Colocar: “Revisão ortográfica e gramatical do artigo realizada por ......”.
  8. Os artigos enviados que forem resultados de pesquisas financiadas por agências de fomento devem informar a agência em nota de rodapé puxada a partir do título do artigo
  9. As/Os autoras(es) obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
  10. As/os autoras/es quando publicarem em coautoria devem registrem no final do artigo a contribuição de cada um(a) das(os) autoras(es) e colaboradores do texto. Sendo que essa informação será publicada no final do artigo.
  11. Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.
  12. As/Os autoras(es) são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo. As imagens, figuras e tabelas devem ser inseridas no corpo do texto e não no final, e cada uma deve possuir sua respectiva legenda e fonte. Você declara que possui os direitos de publicação das imagens inseridas no artigo.
  13. É recomendado que textos que se referem a performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo/link que devem vir no corpo do texto, legendados e sua referida fonte. As/Os autoras(es) declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.
  14. Ao enviar o texto, a/o autor(a) aceita as normas da revista e cede os direitos de publicação do trabalho para a Urdimento– Revista de Estudos em Artes Cênicas. 
  15. A/O autor(a) declara não possuir conflito de interesse para a avaliação do manuscrito submetido ou explicitou eventuais conflitos no campo "Comentários ao editor".
  16. A/O autor(a) declara que a submissão deste artigo implica aceitação de futuras solicitações de avaliação de artigos para esta revista como parecerista ad hoc.
  1. Artistas reconhecidos por seus pares, em sua área de atuação, e referendados pelos Editores dos Dossiês, podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Urdimento,mesmo que os mesmos não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso passamos a reconhecer o artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo artístico.

Sobre as seções

  1. Expediente – Esta seção é exclusiva de gestoras(es) da
  2. Dedicatória/Homenagem – Esta seção visa homenagear pessoas relevantes na área de Artes Cênicas, pode ser encaminhada por leitoras(es)/autoras(es) desde que aprovada pela Editora-chefe ou Editores Associados da Urdimento.
  3. Editorial – Seção compartida entre Editora-chefe/Editores-associados e o Corpo Editorial de Dossiês Temáticos.
  4. Dossiês Temáticos – Esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista e do referido dossiê, cujo tema poderá ser proposto por qualquer membro da Equipe Editorial, Conselho de Pareceristas, Conselho Editorial, pesquisadores interessados, devidamente justificado.
  5. Relatos – Vinculados ao Dossiê Temático enquanto assunto, essa seção pode publicar trabalhos de pessoas com prática artística, mas sem titulação acadêmica, mas com devido reconhecimento de sua atividade. Deve ser uma publicação inédita.
  6. Debates - Esta seção  recebe texto vinculado ao Dossiê Temático, em que vai ser publicado, resultante de mesas de debates. Essas mesas devem ser compostas por especialistas sobre o tema e que nela expõem seus conhecimentos sobre o assunto. Deve ter uma parte introdutória que situa essa mesa aos leitores da Urdimento. Deve ser uma publicação inédita.
  7. Dramaturgias - Esta seção recebe texto cuja temática central esteja vinculada ao Dossiê Temático, em que vai ser publicado. A pertinência de sua publicação deve ser referendada pelos membros do Corpo Editorial do Dossiê Temático ao qual está vinculado. Deve ter uma parte introdutória que situa essa obra aos leitores da Deve ser uma publicação inédita.
  8. Fluxo Contínuo - Seção de artigos inéditos que tratam de temas diferentes da temática central da edição. Trata-se de espaço reservado à publicação de textos que abordam temáticas emergentes e/ou que seja relevante para o campo das Artes Cênicas.
  9. Traduções - Serão aceitas traduções de textos de língua estrangeira para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização do detentor dos direitos do texto original.
  10. Entrevistas - Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadoras(es)/artistas vinculados as artes cênicas. Sendo que a autoria se reparte entre a/o entrevistada(o) e a/o entrevistador(a). A entrevista deve ser precedida de um texto curto de apresentação da entrevistada, contextualizando sua temática e a situação em que foi realizada.
  11. Resenhas - Esta seção se constitui em resenha de obras publicadas no Brasil ou no exterior. As resenhas devem vir acompanhadas de imagem da capa do livro e sua referencia bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. A resenha deve possuir um título diferente do título do livro resenhado.
  12. Ensaio Fotográfico de Espetáculos - Constitui-se de registro visual de  produções artísticas oriundas de professoras(es) e alunas(os) do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) da UDESC.

Quantitativos das seções

  1. Dossiês – 10 artigos por número
  2. Fluxo – 10 artigos por numero
  3. Traduções – 1 por numero
  4. Entrevistas – 1 por numero
  5. Relatos – 1 por numero
  6. Dramaturgia – 1 por numero
  7. Debates – 1 por numero
  8. Audiovisual – 1 por numero
  9. Resenha – 1 por numero
  10. Ensaio Fotográfico – 1 por numero

Processo avaliativo das seções

  1. A Urdimento garante a qualidade de seus textos por meio de avaliações realizadas rigorosamente às cegas por pares.
  2. Os textos submetidos pelo sistema da Urdimento serão inicialmente avaliados pela Editoria-chefe, quanto a sua conformidade no tocante às diretrizes aos autores, ao foco e ao escopo da revista. Após a aprovação na avaliação inicial, passa-se à apreciação por pares duplo-cego.
  3. A avaliação às cegas será realizada por, pelo menos, dois/duas estudiosos(as) da área. As/Os avaliadoras(es) estão elencados no site da Urdimento. Serão convidadas(os) avaliadoras(es) ad hoc em caso de necessidade.
  4. A Editora-chefe, após as avaliações realizadas por no mínimo dois especialistas da área, verificará os pareceres em relação à contribuição em questão para, então, deliberar acerca da publicação do artigo. Em caso de duas avaliações divergentes com relação à aprovação do artigo, o mesmo será submetido a uma terceira avaliação às cegas para desempate.
  5. Os artigos enviados aos Dossiês Temáticos serão avaliados, exclusivamente, pelo Corpo de Editores de cada Dossiê Temático, também pelo sistema de duplo-cego. Também por esse corpo editorial são avaliados, quanto a sua pertinência de publicação, vinculadas aos Dossiê Temáticos, as seções: Artigos, Debates, Relatos e Dramaturgias.
  6. As entrevistas serão avaliadas pela Editora-chefe e/ou Editores-Associados, não sendo submetidas ao sistema de avaliação duplo-cego por pares, não havendo, portanto, necessidade de se recorrer ao Conselho de Pareceristas nesses casos.
  7. As traduções serão avaliadas pela Editora-chefe e/ou Editores-Associados, que, nesse caso, pode aprová-las, rejeitá-las ou, se entender necessário, submetê-las à apreciação de Pareceristas.
  8. Resenhas serão avaliadas pela Editora-chefe e/ou Editores-Associados, não sendo submetidas ao sistema de avaliação duplo-cego por pares, não havendo, portanto, necessidade de se recorrer ao Conselho de Pareceristas nesses casos.

A cada dois anos, a Editora-chefe e Editores-Associados efetuarão análise do desempenho dos Pareceristas e do Conselho Editorial, levando em consideração aspectos como: disponibilidade em atender as demandas; agilidade na emissão de pareceres; qualidade dos pareceres emitidos; eventuais contribuições à política; manutenção do currículo Lattes pessoal atualizado. Conselheiras(os) que receberem indicação de baixo desempenho poderão ser automaticamente descredenciados.

Referencias

  1. A lista das referências deve conter somente a descrição dos documentos citados no trabalho.
  2. As referências das fontes documentais citadas no artigo devem ser incluídas nas mesma lista das referências (não fazer lista(s) separada(s).
  3. O titulo das obras em itálico.
  4. As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p.452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, p.452).
  5. As citações bibliográficas das Notas de Rodapé e da Bibliografia final devem seguir as exemplificações abaixo.

Exemplos

Livro:

VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória Urbana.    Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.

Capítulo de livro: 

CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In: Kátia Paranhos (Org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p.15-33.

Dissertação e Tese:

XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis,  2012.

Artigo de periódico e periódico digital:

DESGRANGES, Flávio. Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n. 36, p.85-95, 2019. Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: 10.5965/1414573103362019085

Artigo de jornal: 

ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina – Ô Catarina, Florianópolis, dez. 2013, p.9.

Trabalho publicado em Anais:

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: VI CONGRESSO ABRACE, 2010. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo,2010, p.1-5.

Entrevista

PERRUCHON, Véronique. Os caminhos de uma iluminadora-professora. Entrevista concedida a Priscila Costa e José Ronaldo Faleiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n.37, p.423-440, 2020.

Citação da citação – apud

A citação é feita pelo nome do autor original, seguida da expressão apud (que significa “junto a” – equivalente em português a “citado por”,  “conforme”, “segundo”) e do nome do autor da obra lida. Estrutura desta citação = Autor original (ano apud autor acessível, ano, página).

 Tradução

No corpo do artigo vai o texto em português ou espanhol. O texto original em língua não portuguesa ou espanhola vai em nota de rodapé, sem itálico e sem aspas. E no final colocar, se for o caso, (Tradução nossa) se o autor do artigo for o tradutor, ou o nome do tradutor também entre parênteses.

  • Uso de Grifo
    • Grifo nosso – é grifo do autor do artigo
    • Grifo do autor – é grifo do autor original da citação.

Fluxo Continuo

Seção de artigos inéditos que tratam de tema diferente da temática central da edição. Trata-se de espaço reservado à publicação de textos que tratam de temática emergente e/ou que seja relevante para o campo das Artes Cênicas.

Debates

Esta seção  recebe texto vinculado ao Dossiê Temático, em que vai ser publicado, resultante de mesas de debates. Essas mesas devem ser compostas por especialistas sobre o tema e que nela expõem seus conhecimentos sobre o assunto. Deve ter uma parte introdutória que situa essa mesa aos leitores da Urdimento. Deve ser uma publicação inédita.

Traduções

Serão aceitas traduções de textos de língua estrangeira para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização do detentor dos direitos do texto original

Entrevistas

Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadoras(es)/artistas vinculados as artes cênicas. Sendo que a autoria se reparte entre a/o entrevistada(o) e a/o entrevistador(a). A entrevista deve ser precedida de um texto curto de apresentação da/o entrevistada/o, contextualizando sua temática e a situação em que foi realizada.

Resenhas

Esta seção se constitui em resenha de obras publicadas no Brasil ou no exterior. As resenhas devem vir acompanhadas de imagem da capa do livro e sua referencia bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. A resenha deve possuir um título diferente do título do livro resenhado.

Relatos

Vinculados ao Dossiê Temático enquanto assunto, essa seção pode publicar trabalhos de pessoas com prática artística, mas sem titulação acadêmica, mas com devido reconhecimento de sua atividade. Deve ser uma publicação inédita.

Entrevistas

Esta seção é composta de entrevistas com pesquisadoras(es)/artistas vinculados as artes cênicas. Sendo que a autoria se reparte entre a/o entrevistada(o) e a/o entrevistador(a). A entrevista deve ser precedida de um texto curto de apresentação da entrevistada, contextualizando sua temática e a situação em que foi realizada.

Dramaturgias

A seção Dramaturgias recebe texto scuja temática central esteja vinculada ao Dossiê Temático, em que vai ser publicado. A pertinência de sua publicação deve ser referendada pelos membros do Corpo Editorial do Dossiê Temático ao qual está vinculado. Deve ter uma parte introdutória que situa essa obra aos leitores da Urdimento. E deve ser uma publicação inédita.

Resenha

Esta seção se constitui em resenha de obras publicadas no Brasil ou no exterior. As resenhas devem vir acompanhadas de imagem da capa do livro e sua referencia bibliográfica de acordo com as normas da ABNT. A resenha deve possuir um título diferente do título do livro resenhado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.