Los pronombres empáticos y el perspectivismo dramatúrgico: sobre Nós Outros de Fala Companhia de Teatro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0113

Palabras clave:

Perspectivismo, Antropología, Creación teatral, Pueblos indígenas

Resumen

En el 2018 acompañé parte del proceso creativo del espectáculo teatral Nós Outros, concebido por la FALA Companhia de Teatro, de Curitiba, creado a partir de la experiencia de los actores y del dramaturgo y director Don Correa con indígenas de las etnias guaraní y kaingang, en el pueblo Tupã Nhe´e Kretã, en Morretes, Paraná. En este artículo nos proponemos comparar memorias del proceso creativo del director del espectáculo con algunas reflexiones desde mi papel como antropólogo invitado en el proceso de creación del espectáculo. Traté de interpretar los dispositivos escénicos y dramatúrgicos propuestos por Don Correa inspirados en el perspectivismo amerindio (Viveiros de Castro, 1996) y en el “arte antropológico” (Ingold, 2020). El texto revela cruces de fronteras entre el dramaturgo como etnógrafo y el antropólogo como espectador, crítico y participante del proceso creativo y permite subrayar instancias comunes entre la escritura dramatúrgica y la escritura antropológica, presentándolas como formas creativas y autorales de relaciones con la alteridad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cauê Krüger, PUCPR / UNESPAR

Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais (UFPR). Coordenador da Especialização em Antropologia Cultural e professor de Antropologia da PUCPR. Docente do PPGARTES (UNESPAR).

Don Correa, FALA Cia de Teatro

Bacharel em Filosofia pela UFPR, Graduado em Drama pela Tshwane University, Pretoria, África do Sul.  Dramaturgo e tradutor. Diretor e fundador da FALA Companhia de Teatro.

Citas

BAPTISTA, Patrick Leandro. “Cacique” Kretã: Aquele que olha por cima da montanha enxerga mais alto. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

BAUMGARTEL, Stephan. Meta-textualidade, instâncias de enunciação e conflitos não-narrativos reflexões sobre impulsos não-dramáticos na dramaturgia brasileira contemporânea. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 18, p.141-154, 2012. Disponível em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012141 . Acesso em: jan. 2022.

BOURSCHEID, Marcelo. Performatividade, jogo e linguagem na dramaturgia de Don Correa. Revista Científica da FAP, v. 24, p. 142-150, 2021. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/viewFile/4275/2946 Acesso em: jan. 2022.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. A presença do autor e a pós-modernidade na antropologia. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 2, n. 21, p. 133-157, julho, 1988.

CARLSON, Marvin. Performance: a critical introduction. Londres e Nova Iorque: Routledge, 1996.

CASTRO, Laura. “Variações do corpo selvagem: a potência nômade de Hélio Oiticica e Waly Salomão”. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 154-167, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016154. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8720 . Acesso em: 14 jan. 2022.

CLIFFORD, James; MARCUS, George. Writing Culture: the poetics and politics of ethnography. Berkley: University of California Press, 1986.

CLIFFORD, James. “Sobre o surrealismo etnográfico” In: CLIFFORD, James; GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos (org.). A Experiência Etnográfica: Antropologia e literatura no séc. XX. Rio de Janeiro: ed. UFRJ, 2002.

CORREA, Don. Nós Outros - Notas sobre o processo criativo. Não Publicado. 2021.

CORREA, Don. Nós Outros. Dramaturgia do espetáculo. Não Publicado, 2018.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Ed: Zahar, 1983.

DAWSEY, John C. Turner, Benjamin e Antropologia da Performance: O lugar olhado (e ouvido) das coisas. Campos, N.7, (2), p. 17-25, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/7322. Acesso em 23 de março de 2022.

DAWSEY, John C. Victor Turner e a antropologia da experiência. Cadernos de campo. N.13, p.163-176, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50264. Acesso em 23 de março de 2022.

DUMONT, Louis. Homo hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP. 1992.

FOSTER, Hal. “O artista como etnógrafo” In: O retorno do real. São Paulo, Cosac & Naify, 2014.

FRENKEL BARRETTO, E. Nós sós: Performance conectiva em isolamento - Fundamentos e Processos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p.1-17, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19306 Acesso em: 14 jan. 2022.

GEERTZ, Clifford. “Do ponto de vista dos nativos”: a natureza do entendimento antropológico” In: O Saber Local. Petrópolis, Vozes, 2003.

GÓES, Paulo Homem de; KRÜGER, Cauê. Nós Outros: uma performance sobre alteridade, empatia e alterações. Não publicado. 2018

GOLDMAN, Marcio. Uma categoria do pensamento antropológico: a noção de pessoa. Revista De Antropologia, 39(1), p.83-109, 1996. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1996.111620.

INGOLD, Tim. Antropologia e/como Educação. Petrópolis, Vozes, 2020.

INGOLD, Tim. Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia. Educação, 39(3), 404-411, 2016. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21690

KRÜGER, Cauê. Antropologia da Performance ou Antropologia do Teatro Contemporâneo?: notas etnográficas a propósito da companhia brasileira de teatro e do PROJETO bRASIL. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1 – 28, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/RWvhLHzDKjddsSJd73NDPkt/?format=pdf&lang=pt Acesso em 14 de jan. 2022.

KRÜGER, Cauê. A arte do encontro: uma etnografia da companhia brasileira de teatro e do PROJETO bRASIL. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LANGDON, Jean; HARTMANN, Luciana. Tem um corpo nessa alma: encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 91, p. 1-31, 2020. Disponível em: http://anpocs.com/images/BIB/n91/BIB_0009104_05-02_luciana.pdf . Acesso em: janeiro de 2022.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo, Eds: PUF e EDUSP, 1974b.

MAUSS, Marcel. Uma categoria do espírito humano, a noção de pessoa, a noção do “eu”. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo, Eds: PUF e EDUSP, 1974a.

ROMAGNOLLI, Luciana. Convívio e presença como dramaturgia: a dimensão da materialidade e do encontro em Vida. Sala Preta, São Paulo, 14(2), 85-94, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/83930/91852 . Acesso em: jan. 2022.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Para ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SANSI, Roger. Art, Anthropology and the Gift. London and New York, Bloomsbury Publishing, 2015.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltés. São Paulo, Perspectiva, 2017.

SEEGER, Anthony; DAMATTA, Roberto; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “A construção da pessoa nas sociedades indígenas”. Rio de Janeiro, Boletim do Museu Nacional, n. 32, maio 1979.

SILVA, Rubens Alves da. “Entre artes e ciências: a noção de performance e drama no campo das ciências sociais” In: Horizontes Antropológicos, v.11 n.24, p. 35-65, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/GLxbmtS4ZtKGQwHhSmPPxSH/abstract/?lang=en&format=html. Acesso em: 23 de março de 2022.

SZTUTMAN, Renato (org.), Eduardo Viveiros de Castro. Encontros. Rio de Janeiro, Azougue, 2008.

TURNER, Victor. From ritual to theatre. New York: PAJ Press, 1982.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. "Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio", Mana, 2 (2), p.115–144, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/F5BtW5NF3KVT4NRnfM93pSs. Acesso em 23 de março de 2022.

Publicado

2022-04-06

Cómo citar

KRÜGER, Cauê; CORREA, Don. Los pronombres empáticos y el perspectivismo dramatúrgico: sobre Nós Outros de Fala Companhia de Teatro. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–27, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21562. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: As artes da cena dos e com os povos indígenas