Estudo das possibilidades de iluminação cênica no Theatro José de Alencar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020290Palabras clave:
Iluminação cênica, teatro, possibilidades luminotécnicasResumen
Esse artigo é um estudo das possibilidades relacionadas à iluminação cênica em um teatro monumento, o Theatro José de Alencar. O estudo foi desenvolvido partir de três etapas de coleta de dados: visita em campo, pesquisa documental e entrevistas. Para tal, foi criado e utilizado um guia, fundamentado em teóricos, como Simões (2015), Barroso (2002) e Camargo (2000), a fim de discutir e relacionar possibilidades cênicas na execução de projetos luminotécnicos. A pesquisa documental buscou informações históricas sobre as estruturas cenotécnicas do referido teatro. Das entrevistas se colheu dados empíricos envolvendo a iluminação cênica para, através de análise comparativa com as estruturas luminotécnicas avaliadas, encontrar um repertório de possibilidades técnico-artísticas para o referido teatro, a partir das visitas realizadas. Através do levantamento e da análise das possibilidades de iluminação cênica desse equipamento, esse estudo acredita poder contribuir assim para fortalecer o Theatro José de Alencar, ao produzir uma pesquisa que pode auxiliar os profissionais que se utilizam dele com subsídios técnicos mais precisos para a realização de seus projetos e criações.
Descargas
Citas
BARROSO, O. Theatro José de Alencar: o teatro e a cidade. Fortaleza: Terra da Luz Editorial, 2002.
CAMARGO, R. G. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000.
LIMA, C. I. S. Nos palcos de Fortaleza: o teatro em seus aspectos culturais, sociais e políticos na capital cearense no início do século XX. Anais do XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. A NPUH/SP–UNESP-Franca. 06 a 10 de setembro de 2010. CD-ROM
MARTINS, F. R. Níveis de iluminância do céu no alvorecer e no ocaso. Divisão de Clima e Meio Ambiente/Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - Instituto de Pesquisas Espaciais (DMA/CPTEC-INPE), 2004.
PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PAVIS, P. A Análise Dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ROUBINE, J. L. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
SIMÕES, C. F. À luz da linguagem – um olhar histórico sobre as funções da iluminação cênica. Sala Preta, São Paulo, v.15, n.2, p.117-135, 2015.
SIMÕES, C. F. À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "Scriptura do visível". 2013. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR DE CORPO E ALMA. Governo do Estado do Ceará e Fundação Amigos do Theatro José de Alencar. Fortaleza: s/e, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.