Uma pedagogia para atores narradores: práticas e estratégias criativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e104

Palavras-chave:

ator narrador , práticas épico-narrativas, modelo de ação

Resumo

Este artigo apresenta estratégias épico-narrativas para uma atuação política, a partir de uma experiência docente com o componente curricular Ator Narrador no curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE), componente cujo programa inspira-se no projeto estético-pedagógico de Brecht com as peças didáticas. Essas estratégias são analisadas em dois exercícios centrados na descoberta de princípios para a criação de uma comunidade de atuantes como cofabuladores. Como terceira experiência é relatado o estudo da adaptação de Um homem é um homem com os estudantes, tomando o texto como modelo de ação, a fim de refletir sobre uma possível pedagogia para atores narradores.  

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Biografia do Autor

Francimara Nogueira Teixeira, Instituto Federal do Ceará

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Profa. da Licenciatura em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

TEIXEIRA, Francimara Nogueira. Uma pedagogia para atores narradores: práticas e estratégias criativas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26836. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação