A iluminação cênica no processo criativo da atuação: princípios e práticas na Companhia de Teatro Engenharia Cênica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020169

Palabras clave:

Iluminação cênica, atuação polifônica, visualidade, processo criativo

Resumen

O objeto de estudo deste artigo está centrado na problematização de como a experimentação da iluminação cênica na sala de ensaio colabora com a criação dos atores. A argumentação está fundamentada pelas experiências da Companhia de Teatro Engenharia Cênica, do estado do Ceará, em diálogo com os conceitos de atuação polifônica de Ernani Maletta e visualidade de Eduardo Tudella, com o objetivo de levantar questões a respeito de como as relações entre iluminação e atuação podem ser investigadas na gênese da criação da cena. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Renato Gomes Moura, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor Assistente do Departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri. Doutor em Artes pelo PPGArtes/UFMG. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGARC/UFRN. Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA.

Citas

APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. 3. ed. Amadora-PT: ESTC, 2005.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2004.

CAMARGO, Roberto Gill. Conceito de iluminação cênica: processos coevolutivos. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 2012.

FERNANDES, Sílvia. A encenação. In: FARIA, João Roberto (dir.). História do Teatro Brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva Edições SESC, 2013.

FERRACINE, Renato. Ensaios de atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem: a iluminação cênica: de instrumento de visibilidade à ‘scriptura do visível’ (primeiro recorte: do fogo à Revolução Teatral). São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2008.

GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena: ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2016.

MOURA, Luiz Renato Gomes. Os elementos visuais do espetáculo no processo criativo do ator. Belo Horizonte, 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

MOURA, Luiz Renato Gomes. A iluminação cênica no trabalho do ator de teatro. Natal, 2014. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.

PARKER, Oren W.; SMITH, Harvey K. Scene design and stage lighting. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1963.

HOWARD, Pamela. What is scenography? 2. ed., New York: Routledege, 2009.

HOWARD, Pamela. O que é cenografia? (Trad. Carlos Szlak). São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998.

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TUDELLA, Eduardo. Design, Cena e Luz: anotações. Revista Alberto, São Paulo nº 3, p. 11, 2012.

TUDELA, Eduardo Augusto da Silva. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

MOURA, Luiz Renato Gomes. A iluminação cênica no processo criativo da atuação: princípios e práticas na Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 169–181, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020169. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020169. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - 2020/1 - LA LUZ EN ESCENA: Interfaces y aprendizajes