A iluminação cênica no processo criativo da atuação: princípios e práticas na Companhia de Teatro Engenharia Cênica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020169Keywords:
Stage lighting, polyphonic acting, visuality, creative processAbstract
O objeto de estudo deste artigo está centrado na problematização de como a experimentação da iluminação cênica na sala de ensaio colabora com a criação dos atores. A argumentação está fundamentada pelas experiências da Companhia de Teatro Engenharia Cênica, do estado do Ceará, em diálogo com os conceitos de atuação polifônica de Ernani Maletta e visualidade de Eduardo Tudella, com o objetivo de levantar questões a respeito de como as relações entre iluminação e atuação podem ser investigadas na gênese da criação da cena.
Downloads
References
APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. 3. ed. Amadora-PT: ESTC, 2005.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.
AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CAMARGO, Roberto Gill. Conceito de iluminação cênica: processos coevolutivos. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 2012.
FERNANDES, Sílvia. A encenação. In: FARIA, João Roberto (dir.). História do Teatro Brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva Edições SESC, 2013.
FERRACINE, Renato. Ensaios de atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013.
SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem: a iluminação cênica: de instrumento de visibilidade à ‘scriptura do visível’ (primeiro recorte: do fogo à Revolução Teatral). São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2008.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena: ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2016.
MOURA, Luiz Renato Gomes. Os elementos visuais do espetáculo no processo criativo do ator. Belo Horizonte, 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.
MOURA, Luiz Renato Gomes. A iluminação cênica no trabalho do ator de teatro. Natal, 2014. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.
PARKER, Oren W.; SMITH, Harvey K. Scene design and stage lighting. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1963.
HOWARD, Pamela. What is scenography? 2. ed., New York: Routledege, 2009.
HOWARD, Pamela. O que é cenografia? (Trad. Carlos Szlak). São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998.
STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TUDELLA, Eduardo. Design, Cena e Luz: anotações. Revista Alberto, São Paulo nº 3, p. 11, 2012.
TUDELA, Eduardo Augusto da Silva. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.