Caboclos, guerreiras, artistas de f(r)icção: cravos e pérolas d’alma

Autores/as

  • Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo-SP Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro -RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015072

Resumen

Tomando como metáforas, as atuações dos caboclos de lança e das mulheres guerreiras da zona da mata norte de Pernambuco, o presente trabalho tece uma rede de reflexões acerca do sagrado encontro entre artistas e público nas artes cênicas e sobre a papel atoral na magia desta relação. Como desdobramento destas reflexões, descortina-se a Mitodologia em Arte, como uma prática de existência, como um complexo de procedimentos que estimulam a eclosão do Artista de F(r)icção, um agente incondicional da magia do encontro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo-SP Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro -RJ

Atriz, performer, dramaturga, diretora, professora de Teatro e escritora. Professora Adjunta do Departamento de Ensino de Arte e Cultura Popular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo. Professora visitante e Pós doutoranda em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da UFRN. Pós-doutora em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), é também Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP-SP). Especialista em Ensino da História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ainda possui o título de Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-PE). Atuou como docente da graduação em Artes e da pós graduação lato sensu da Universidade Guarulhos (UNG), da graduação em teatro e pós graduação lato sensu da Faculdade Paulista de Arte (FPA), em São Paulo, e também foi mestre da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). É integrante do grupo de pesquisa em Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP), do grupo Poéticas Atorais (UNESP), do Terreiro de Investigações Cênicas (UNESP) e do grupo ÍMAN (Imagem, mito e imaginário nas artes da cena) (UFG). Atua na Companhia de teatro OS FOFOS ENCENAM, da Cooperativa Paulista de Teatro e dirige seu próprio estúdio de investigação UNA(L)UNA - PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Formanda no Método Feldenkrais de educação somática pelo Feldenkrais International Trainning.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

LYRA, Luciana de Fatima Rocha Pereira de. Caboclos, guerreiras, artistas de f(r)icção: cravos e pérolas d’alma. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 072–083, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015072. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101252015072. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: O sagrado no teatro e o teatro no sagrado