Someone just died outside: a scenic experience on Instagram

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0110

Keywords:

Teaching, Autonomy, Decoloniality, Drama, Remote experience

Abstract

This text contains the report and analysis of the process of theatrical creation, belonging to the last stage of their education at an important public drama school of the State of Rio de Janeiro, developed with perspectives of autonomy and aiming at decolonial teaching, which occurred in the pandemic period, with the remote experience as an alternative for the moment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniele Geammal, Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (FAETEC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Escola de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em ensino de Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2020). Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em cenografia, pela Escola de Belas Artes da (UFRJ - 1996). Professora efetiva da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC - RJ), lotada na unidade Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna desde 2006

References

ALGUÉM acaba de morrer lá fora. Intérpretes: Aloysio Araripe, Felipe De Góis, Laura Braga e Luiza Pitá. Roteiro: Jô Bilac. Rio de Janeiro: Instagram, 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/alguemacaba/. Acesso em: 23 out. 2021.

BILAC, Jô. Alguém acaba de morrer lá fora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

FAETEC (RJ). Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Alguém acaba de morrer lá fora: Espetáculo de conclusão do 1º semestre de 2021. Facebook, Rio de Janeiro, p. 21 de agosto, 23 out. 2021. Disponível em:

https://www.facebook.com/322699121159625/posts/4229275603835271/.

Acesso em: 23 out. 2021.

FAHRER, Lucienne Guedes. Insistir na presença – Tentativas de invenção teatral e pedagógica em isolamento. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, dez. 2021. Disponível em

https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions

Acesso em: 02 jan. 2022.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEAMMAL, Daniele Torres. Por que estamos todos parados olhando?: o ensino dos elementos visuais da cena na formação de atrizes e atores. Memorial Analítico. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de pós-graduação em ensino de artes cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/dissertacoes-defendidasem-2020/por-que-estamos-todos-parados-olhando-o-ensino-dos-elementos-visuais-dacena-na-formacao-de-atrizes-e-atores/view. Acesso em: 23 out. 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipola. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LOUREIRO, Luciano. Teatro cômico e musicado: uma abordagem histórico-cultural para oficinas em sala de aula (1910-1930). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/145444. Acesso em: 23 out. 2021.

NÊGO, Bispo: vida, memória e aprendizado quilombola. Mekukradjá – círculo de saberes: construção de pontes: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gLo9ZNdgJxw&list=RDCMUCn3RTLTgiO7TjfG7juhFM1g&start_radio=1&t=4s. Acesso em: 23 out. 2021.

O PERIGO da história única. Intérprete: Chimamanda Ngozi Adichie. [S. l.]: TEDGlobal, 2009. Disponível em:

https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt. Acesso em: 23 out. 2021.

° Congresso LIV Virtual apresenta: #EscolaQueSente. Intérprete: Ailton Krenak. [S. l.]: LIV, 2020. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ngg_zemry_Q&t=4004s.

Acesso em: 23 out. 2021.

Published

2022-04-06

How to Cite

GEAMMAL, Daniele. Someone just died outside: a scenic experience on Instagram. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21542. Acesso em: 21 nov. 2024.