Corporeidade e teatro de animação na escola: esconder ou mostrar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0109

Palavras-chave:

Corporeidades, Teatro de Animação, Pedagogia do Teatro

Resumo

Um dos maiores desafios encontrados no ensino das artes da cena é o de colocar o estudante em evidência no momento de compartilhar com os colegas sua criação cênica, sobretudo, quando o que normalmente é posto em destaque é o seu corpo. Ao refletir sobre tal aspecto, o presente texto tratou da possibilidade do trabalho corpóreo com estudantes do Ensino Fundamental com o ponto de partida no Teatro de Animação – reflexão teórica a partir da minha pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas, em andamento, na Universidade de Brasília. Este artigo abordará os seguintes aspectos: o percurso corpóreo dentro do Teatro de Animação, voltado para o Ensino Fundamental; o corpo na sombra; a corporificação do boneco com as mãos e o corpo em cena na animação direta. Como procedimento metodológico, fez-se uso de análise de artigos, dissertações e teses. Concluiu-se que a corporeidade no teatro de animação apresenta nuances únicas para a experiência nas aulas de teatro no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Jailson Araújo Carvalho, Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF)

Doutorando em Artes Cênicas (UnB). Mestre em Artes (UnB). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Cênicas (FADM) e Bacharelado em Interpretação Teatral (FADM). Especialista em Metodologia do Ensino das Artes (UNINTER), Gestão Escolar (UnB). Professor de Artes Cênicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

CARVALHO, Jailson Araújo. Corporeidade e teatro de animação na escola: esconder ou mostrar. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21513. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e(n)cena e (des)educação