Teatros do real e a abertura da representação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020344

Keywords:

Representation criticism, theaters of the real, aesthetical regime, biodrama, endless representation

Abstract

Ao se colocar novamente em debate a milenar relação entre o teatro e o real, abre-se uma nova dimensão crítica sobre o lugar (ou o não lugar) do real na arte contemporânea. A pertinência e potência do debate se confirma pelas temáticas do irrepresentável, do inumano, do teatro confessional, do impossível, do biodrama, etc., que fundamentam o pensamento crítico contemporâneo sobre a representação. Poderíamos sugerir “teatros do real” enquanto construções de teatralidades, ou seja, modos de se encenar que produziriam efeitos de realidade. Porém, iremos entender “teatros do real” não como um efeito de realidade, mas como a possibilidade de abertura da representação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Martha Ribeiro é diretora teatral e professora Associada no Departamento de Arte do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. É Docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA), com pesquisa em Teatro Contemporâneo e Crítica da Representação. Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP (IEL), com período sanduiche na Università di Torino (2007), fez Pós-Doutorado em Teatro pela UNICAMP (FAPESP, 2010), e Estágio de Pós-Doutorado na Università di Bologna (CAPES, 2015-20).

References

BADIOU, Alain. Em busca do real perdido Belo Horizonte: Autêntica, 2017. BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

CORNAGO, Óscar. Atuar de Verdade. A Confissão como Estratégia Cênica. Urdimento, Florianópolis, setembro, v.2, n.13, 2009.

CORNAGO, Óscar. Bio-drama. Sobre El teatro dela vida y la vida del teatro, Latin American Theatre Review, (39):1, 2005.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1979.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.

KOSOVSKI, Pedro. Tripas. 2018(sem publicação).

RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos – CEBRAP.

São Paulo, n. 86, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A ficção documental: Marker e a ficção da memória. Arte & Ensaios.

Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, n. 21, p. 216,

Dezembro, 2010.

Published

2020-04-17

How to Cite

RIBEIRO, Martha de Mello. Teatros do real e a abertura da representação. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 344–355, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020344. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020344. Acesso em: 23 nov. 2024.