Teatros do real e a abertura da representação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020344Keywords:
Representation criticism, theaters of the real, aesthetical regime, biodrama, endless representationAbstract
Ao se colocar novamente em debate a milenar relação entre o teatro e o real, abre-se uma nova dimensão crítica sobre o lugar (ou o não lugar) do real na arte contemporânea. A pertinência e potência do debate se confirma pelas temáticas do irrepresentável, do inumano, do teatro confessional, do impossível, do biodrama, etc., que fundamentam o pensamento crítico contemporâneo sobre a representação. Poderíamos sugerir “teatros do real” enquanto construções de teatralidades, ou seja, modos de se encenar que produziriam efeitos de realidade. Porém, iremos entender “teatros do real” não como um efeito de realidade, mas como a possibilidade de abertura da representação.
Downloads
References
BADIOU, Alain. Em busca do real perdido Belo Horizonte: Autêntica, 2017. BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
CORNAGO, Óscar. Atuar de Verdade. A Confissão como Estratégia Cênica. Urdimento, Florianópolis, setembro, v.2, n.13, 2009.
CORNAGO, Óscar. Bio-drama. Sobre El teatro dela vida y la vida del teatro, Latin American Theatre Review, (39):1, 2005.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1979.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.
KOSOVSKI, Pedro. Tripas. 2018(sem publicação).
RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos – CEBRAP.
São Paulo, n. 86, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A ficção documental: Marker e a ficção da memória. Arte & Ensaios.
Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, n. 21, p. 216,
Dezembro, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.