Tecnologia na iluminação cênica e a capacitação profissional: autonomia/procedimentos automatizados
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020196Keywords:
Technology, stage lighting design, qualification, autonomy, automated proceduresAbstract
A tecnologia na iluminação cênica passou por sucessivas e constantes atualizações nos últimos anos, e um dos propósitos da indústria tem sido a fidelização de seus usuários. O presente texto apresenta uma reflexão sobre as influências desse contexto na capacitação dos profissionais. Reflito se a tecnologia pode condicionar a automatização dos procedimentos destinados à referida atividade artística. Para tanto, reúno fatos referentes à implantação dos sistemas de controle digital no Brasil; e, em seguida, exponho alguns procedimentos utilizados por artistas e técnicos envolvidos na iluminação. Por fim, especulo se mais influências promovidas pela tecnologia podem trazer consequências relevantes para o desenvolvimento de projetos de luz no teatro.
Downloads
References
ABOUT Avolites. Avolites.[2018?] Disponível em: http://support.avolites.com/company/avolites-history. Acesso em: 20 out. 2019.
ALBUQUERQUE, Rodney. Devmedia. 2016. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/nocoes-basicas-de-algoritmo/26405. Acesso em: 20 out. 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2017.
CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000.
COSTA, Ronaldo Fernando. Iluminação Cênica e uma construção do espetáculo: uma abordagem pedagógica. Anais ABRACE, Volume 9, n 1, 2008, p. 1-6.
DULTRA, Pedro. Em cena: o Iluminador. Rio de Janeiro: Musica e Tecnologia, 2012.
EIRADO, A.; PASSOS, E. A noção de autonomia e a dimensão do virtual. Psicol Estudo, 9 (1), 2004, p. 77-85.
LUCIANI, Nadia Moroz. Iluminação cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. Florianópolis, 2014. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/1190. Acesso em: 15 jan. 2020.
MUMFORD, Lewis. Arte & Técnica. Porto, Portugal: Martins Fontes, 1986.
TUDELLA, Eduardo. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: Edufba, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.