Práticas artísticas no Antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0702

Palavras-chave:

arte, antropoceno, mudanças climáticas

Resumo

Este artigo analisa perspectivas ocidentais — em um diálogo frutífero com perspectivas não ocidentais — sobre a emergência climática e as experiências artísticas em meio ao debate em curso sobre os futuros atualmente em jogo na crise climática ou emergência climática. Indo além das várias maneiras de nomear essa crise, focamos em como a arte pode comunicar, vislumbrar e ativar maneiras de habitar esse problema, abrindo comunidades para uma coexistência não humana e reconfigurando as questões como as entendemos em um sentido geológico, natural ou material. As análises indicam que, em vez de visar a uma solução singular, múltiplos exercícios e caminhos imaginativos e especulativos de narrativas podem contar histórias diferentes e vislumbrar futuros alternativos. Se a crise climática desencadeada no Antropoceno é uma crise compartilhada — tanto política quanto estética — então a arte, inseparável da vida e, portanto, da natureza, desempenha um papel crucial no cuidado e na potência de imaginar outros mundos possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Souza Lobo Guzzo, Universidade Federal de São Paulo

Laboratório de Corpo e Arte, Departamento de Saúde, Clínica e Instituição, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santos.

Susana Oliveira Dias, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas.

Alana Moraes, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Ciências da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Guilherme Moura Fagundes, Universidade de São Paulo

Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

Walmeri Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Artes e Estudos Culturais, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói.

Kidauane Regina Alves, Universidade Federal de São Paulo

Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santos.

Renzo Taddei, Universidade Federal de São Paulo

Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santos.

Referências

ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.

ALBERT, Bruce; CHANDÈS, Hervé; GAUDEFROY, Isabelle (curators). Trees. Expo. Paris: Fondation Cartier pour l’art contemporain, 2019-2020. https://www.fondationcartier.com/en/programme/exhibition/trees

ANDERSON, Kayla. Ethics, ecology, and the future: Art and design face the Anthropocene. ACM SIGGRAPH Art Pap., v. 15, p.338-347, 2015. DOI: https://doi.org/10.1145/2810177.2810180

ANDRADE, J. O peixe (fragmento)/the fish (excerpt). Vimeo, 2017. https://vimeo.com/213283861

ANDUJAR, Claudia. Claudia Adujar—the Yanomami struggle. Expo. Paris: Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris, 2020.

AZEVEDO, L. F. Prefácio. In: Jota Mombaça (Org.). Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021, p.7-11.

AZEVEDO, Néle. Monumento mínimo. S.l, 2005. https://www.neleazevedo.com.br/monumento-minimo

BAMBOZZI, Lucas. Sostalgia. Expo. São Paulo: MAC USP, 2023. http://www.mac.usp.br/mac/expos/2023/solastalgia/index.html

BARBOSA DE ALMEIDA, Mauro W. Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista de Antropologia da UFSCar, v.5, n. 1, p.7-28, 2013. DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.85

DE LA BELLACASA, María Puig. Nothing comes without its world: thinking with care. Sociological Review, v. 60, n. 2, p.197-206, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.2012.02070

BENTZ, Julia; O’BRIEN, Karen. Art for change: transformative learning and youth empowerment in a changing climate. Elementa – Science of the Anthropocene, v. 7, p.52, 2019. DOI: https://doi.org/10.1525/elementa.390

BENTZ, Julia. Learning about climate change in, with and through art. Clim. Change, v. 162, p.1595-612, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10584-020-02804-4

BISET, Emmanuel. ¿Qué es una ontología política? Revista Internacional de Pensamiento Político, Sevilla, v.15, p.323-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.46661/revintpensampolit.5613

BLASER, Mario; DE LA CADENA, Marisol. The uncommons: an introduction. Anthropologica, v. 59, n. 2, p.185-193, 2017. DOI: https://doi.org/10.3138/anth.59.2.t01

BOLLIER, David. Pensar desde los comunes. Trad. Guerrilla Transaliton. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.

BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis: Cultura Barbárie, 2020.

BORRELLI, Nunzia; SANTO, Raul dal; DAVIS, Peter (Org.). Ecomuseums and climate change. Milano: Ledi Publishing, 2022.

BRANCO, Pedro; FAGUNDES, Guilherme M. Why do art and anthropology matter when the world seems to be going down in flames? In: Thaís Perim Khouri (Org.). Cerrado EcoArte. Brasília: Cena Criativa, 2020, Vol. 1, p. 69-81

BRENNER, Fernanda. The interspecies mindset guiding Brazilian protestors. Frieze, 16/03/2022. https://www.frieze.com/article/intespecies-mindset-brazilian-protestors

BURKE, Miriam; OCKWELL, David; WHITMARSH, Lorraine. Participatory arts and affective engagement with climate change: the missing link in achieving climate compatible behavior change? Global Environmental Change, v. 49, p.95-105, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2018.02.007

BÜYÜKTAS¸CIYAN, H. A clearing in the forest. Expo. London: Tate Modern, 2022. https://www.tate.org.uk/visit/tate-modern/display/a-clearing-in-the-forest

CAUQUELIN, Anna. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CENTER FOR ART AND MEDIA KARLSRUHE. Critical zones. Expo. Karlsruhe: Center for Art and Media Karlsruhe, 2020. https://zkm.de/en/exhibition/2020/05/critical-zones

CITÉ SCI. IND. Climax. Expo. Paris: MVRDV, 2004.

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

COHEN-CRUZ, Jan. Beyond the “other”: seeking commonality in a divided world. In: Carla Cruz et al. (Org.). A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis. Porto: i2ADS, 2020, p.16-21.

CORRAL, Oscar Navajas; FERNÁNDEZ, Jesús Fernández. The importance of ecomuseums and local knowledge for a sustainable future: the La Ponte–Ecomuseu project. In: Nunzia Borrelli, Peter Davis, Raul Dal Santo (Org.). Ecomuseums and climate change. Milano: LediPublishing, 2022, p.283-302.

COSTA, Alyne. O antropoceno é nosso tempo. In: Gabriela Moulin, Renata Marquez, Roberto Andrés et al. Habitar o Antropoceno. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2022. p.43-67.

CRUZ, J; TANA, J. Adaptation: a reconnected Earth. Expo. Manila: Museum of Contemporary Art and Design, 2023. https://www.mcadmanila.org.ph/adaptation-a-reconnected-earth/

CUBILLOS BARRAGÁN, Gisselle Nathalia. El arte como espacio de acción para espect-actores y espect-actrices en la escenografía de los conflictos socioambientales ligados al Cambio Climático. Experiencia con niños, niñas y jóvenes de la Agru- pación Cultural Atizay ubicada en la localidad de Bosa, Bogotá 2018–2019. 2020. Tese (Mestrado) – Flacso Ecuador, Quito, 2020.

CUNTEMPORARY. EcoFutures Festival. Londres: The Art Pavillion, 2019. https://cuntemporary.org/ecofutures-festival/

DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura Barbárie, 2014.

DAVIES, Siobhan. The ship: the art of climate change. Expo. London: Natural History Museum, 2006.

DAVIS, Heather; TURPIN, Etienne. Art in the Anthropocene: encounters among aesthetics, politics, environments and epistemologies. London: Open Humanities Press, 2015.

DE LA CADENA, Marisol. Natureza incomum: histórias do antropo-cego. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p.95-117, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p95-117

DEMOS, T. J. Decolonizing nature: contemporary art and the politics of ecology. London: Sternberg Press, 2016.

DIAS, Susana; GUZZO, Marina; FONSECA, Fabíola. (Org.) 2022. Políticas vegetais. ClimaCom, ano 9, n. 2, 2022. http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/apresentacao-editorial-politicas-vegetais-ano-9-n-23-2022/

DIAS, Susana. Perceber-fazer floresta: da aventura de entrar em comunicação com um mundo todo vivo. ClimaCom – Florestas, Campinas, ano 7, n.17, 2020. https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/susana-dias-florestas/

DIAS, Susana O. Modos de atención a la Tierra: materiales y prácticas artísticas frente al Antropoceno. FILHA, v. 17, n. 27, p.49-69, 2022 DOI: https://doi.org/10.60685/filha.v17i27.2012

DIETACHMAIR, Philipp; GIELEN, Pascal; NICOLAU, Georgia. Sensing Earth: cultural quests across a heated globe. Amsterdam: Valiz, 2023.

DRABBLE, Barnaby. 2016. Tipping points: environmentally engaged art at the COP21 Conference on Climate Change. Seismopolite, June 1, 2016.

DUARTE, Rogerio. Olhares do infinito: notas sobre a obra de Claudia Andujar. Studium – UNICAMP, Campinas, n. 12, p.40-61, 2019. DOI: https:// econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/11747

DUPERREX, Matthieu. Habiter le crassier. Un art anthropocène comme chronique de la catastrophe. Transtext(e)s Transcultures 跨文本跨文化, v. 13, 2018. DOI: https://doi.org/10.4000/transtexts.1075

DYER, Sophie; ENGELMANN, Sasha. When I image the Earth, I imagine another. Expo. London: Photographers’ Gallery, 2021. https://thephotographersgallery.org.uk/whats-on/when-i-image-earth-i-imagine-another

ELIASSON, Olafur; ROSING, Minik. Ice watch. Expo. Paris: Place du Panthéon, Paris, 2015.

ESHUM, Ekow. We are history: race, colonialism & climate change. Expo. London: Somerset House, 2021-2022. https://www.somersethouse.org.uk/whats-on/we-are-history

FAGUNDES, Guilherme M. Sociedade contra a Plantation: uma ressemantização ecológica dos quilombos. In: Malcom Ferdinand (Org.). Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: UBU, 2022, p.311-16.

FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns. São Paulo: Elefante, 2022.

FERDINAND, Malcom (Org.). Decolonial ecology: thinking from the Caribbean World. Cambridge, UK: Polity Press, 2022.

FERREIRA DA SILVA, Denise. A dívida impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.

FETZNER, Daniel; DORNBERG, Martin. DE/GLOBALIZE: an artistic research about how to deglobalize the global, 2018. http://www.metaspace.de/Main/Deglobalize

FOWKES, Maja; FOWKES, Reuben. Art and climate change (world of art). London: Thames & Hudson, 2022.

FUNTOWICZ, Silvio; RAVETZ, Jerry. Ciência pós-normal e comunidade ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. Ciênc. Saúde Manguinhos, v. 4, n. 2, p.219-230, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59701997000200002

GABRYS, Jennifer; YUSOFF, Kathryn. Arts, sciences and climate change: practices and politics at the threshold. Science as Culture, v. 21, n. 1, p.1-24, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/09505431.2010.550139

GALAFASSI, Diego; KAGAN, Sacha; MILKOREIT, Manjana et al. “Raising the temperature”: the arts on a warming planet. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 31, p.71-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cosust.2017.12.010

GERMANN, M.; REIKO, T. Our ecology: toward a planetary living. Expo. Tokyo: Mori Art Museum, 2023. https://www.mori.art.museum/en/exhibitions/eco/index.html

GIANNACHI, Gabriella. Representing, performing and mitigating climate change in contemporary art practice. Leonardo, v. 45, n. 2, p.124-132, 2012. DOI: https://doi.org/10.1162/LEON_a_00278

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt, 21. Campinas, SP: Papirus, 2011.

GUZZO, Marina Souza L.; TADDEI, Renzo. Experiência estética e antropoceno: políticas do comum para os fins de mundo. Revista Desigualdade e Diversidade, v. 17, p.72-88, 2019. DOI: 10.17771/PUCRio.DDCIS.46021

GUZZO, Marina Souza L. Práticas artísticas diante do Antropoceno: uma experiência de refúgio. Liinc em Revista, v. 18, n.1, e5908, 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5908

GUZZO, Marina Souza L. Coreografar a crise: uma dramaturgia do contexto presente. Urdimento - Revista Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis v. 3, n. 48, p.1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0103

HAHN, Ulrike; VERMEYLEN, Filip. Mirror or hammer? News media coverage of climate-related art. Environmental Communication, v. 17, n.2, p.172-186, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/17524032.2023.2167848

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes, trad. Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade, Campinas, ano 3, n. 3, p.5, 2016a. https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/

HARAWAY, Donna. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2016b.

HIROSE, Edi; LA ROSA, Nancy. Moving mountains: extractive landscapes of Peru. Expo. Texas, Austin: Univ. Tex., Visual Arts Center, 2016. https://utvac.org/event/moving-mountains-extractive-landscapes-peru-edi-hirose-nancy-la-rosa

INGOLD, Tim. Making: anthropology, archaeology, art and architecture. London: Routledge, 2013

JACOBSON, Susan K.; SEAVEY, Jennifer R.; MUELLER, Robert C. Integrated science and art education for creative climate change communication. Ecology and Society, v. 21, n. 3, p.30, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5751/ES-08626-210330

JOHAS, Regina. Arte na era do Antropoceno. Arteriais – Revista do Programa de pós-graduação em artes, Belém, v. 4, n. 6, p.142-149, 2018. DOI: https://doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5968

KER, João. O grito da Amazônia em Uýra Sodoma. Hibrida, 2017. https://revistahibrida.com.br/drag-quem/o-grito-da-amazonia-de-uyra-sodoma/

KIRKSEY, Eben. Emergent ecologies. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2015.

KLEIN, Naomi. Prepare-se para o capitalismo do desastre de Trump. The Intercept, 26/01/2017. https://theintercept.com/2017/01/26/prepare-se-para-o-capitalismo-do-desastre-de-trump/

KNEBUSCH, Julien. Art and climate (change) perception: outline of a phenomenology of climate. In: Sacha Kagan e Volker Kirchberg (Orgs.). Sustainability: A new frontier for the arts and cultures. Frankfurt: Akademische Schriften, 2008. p.242-261.

KRENAK, Ailton. As alianças afetivas. Entrevista a Pedro Cesarino. In: Ailton Krenak (Org.). Incerteza viva: dias de estudo. São Paulo, 2016. p.169-184.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Cia. Letras, 2019.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: N-1, 2017.

LATOUR, Bruno; SCHULTZ, Nikolaj. Memorando sobre a nova classe ecológica: como fazer emergir uma classe ecológica, consciente e segura de si. Petrópolis: Vozes, 2022.

LATOUR, Bruno. Facing Gaia: eight lectures on the new climatic regime. Hoboken, NJ: Wiley, 2017.

LEAVY, Patricia. Method meets art: arts-based research practice. New York: Guilford, 2015.

LIPPARD, Lucy R.; SMITH, Stephanie; REVKIN, Andrew C. Weather report: art and climate change. Expo. Boulder, Colo: Boulder Museum of Contemporary Art, 2007.

MAIA, Rubiane. Where everyone sees. Performance. London: Embassy of Brazil; Elefante Centro Cultural, 2016. https://www.rubianemaia.com/where-everyone-sees

MANCUSO, Stefano. Revolução das plantas: um novo modelo para o futuro. São Paulo: Ubu, 2019.

MANNING, Erin. The minor gesture. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2016.

MAUAD, Ana Maria. Imagens possíveis fotografia e memória em Claudia Andujar. Revista Eco Pós, v. 15, n. 1, p.124-146, 2014. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i1.1196

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018a.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018b.

MBEMBE, Achille. Brutalismo. São Paulo: N-1, 2021.

MENNA BARRETO, Jorge. 2016. Restauro. In: Bienal de São Paulo, 32., São Paulo, 2016. https://jorggemennabarreto.com/trabalhos/restauro/

MILES, Malcolm. Representing nature: art and climate change. Cultural Geogrographies, v. 17, n. 1, p.19-35, 2010. DOI: http://www.jstor.org/stable/44251311

MOMBAÇA, Jota. Soterramento (Burial). Vimeo, 2016. https://vimeo.com/153102178

MOMBAÇA, Jota. A plantação cognitiva. MASP Afterall 9. São Paulo: MASP, 2020. https://assets.masp.org.br/uploads/temp/temp-QYyC0FPJZWoJ7Xs8Dgp6.pdf

MONACHES, Juliana; ALZUGARAY, Paula. Políticas interespécies. Celeste, 04/10/2022. https://select.art.br/politicas-interespecies/

MOORE, Jason (Org.) Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. São Paulo: Elefante, 2022.

MOORE, Jason (Org.). Anthropocene or Capitalocene? Nature, history, and the crisis of capitalism. Binghamton, NY: PM Press, 2016.

MORAES, Alana. Sugar cane fields forever: enganar a plantocracia. São Paulo: N-1, 2021.

MORAES, Alana P.; PARRA, Henrique Z. M. Laboratórios do comum: experimentações políticas de uma ciência im-plicada. Revista do Centro de Pesquisa e Formação – SESC SP, São Paulo, n. 10, p.113-139, 2020. DOI: https://portal.sescsp.org.br/online/artigo/14645_ALANA+MORAES+HENRIQUE+Z+M+PARRA

MORAES, Rafael Castanheira P de. Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível. Discursos Fotográficos, v. 10, n. 16, p.53-84, 2014. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p53

MORTON, Timothy. Hyperobjects: philosophy and ecology after the end of the world. Minneapolis: Univ. Minn. Press, 2013.

MOULIN, Gabriela; MARQUEZ, Renata; ANDRÉS, Roberto; CANÇADO, Wellington (Org.). Habitar o Antropoceno. Belo Horizonte: BDMG Cultural/Cosmópolis, 2022.

MYERS, Natasha. Ungrid-able ecologies: decolonizing the ecological sensorium in a 10,000 year-old naturalcultural happening. Catalyst – femnism, theory, technoscience, v. 3, n. 2, p.1-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.28968/cftt.v3i2.28848.

NURMIS, Joanna. Visual climate change art 2005–2015: discourse and practice. WIREs Climate Change, v. 7, n. 4, p.501-516, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.400

O’NEILL, Safron J.; SMITH, Nicholas. Climate change and visual imagery. WIREs Climate Change, v. 5, n. 1, p.73-87, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.249

OJEDA, Diana; NIRMAL, Padini; ROCHELEAU, Dianne; EMEL, Jody. Feminist ecologies. Annual Review of Environment and Resources, v. 47, p.149-171, 2022. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-environ-112320-092246

OSTROM, Elinor. Governing the commons: the evolution of institutions for collective action. Cambridge, UK: Cambridge Univ. Press, 1990.

PEREIRA, Flávio de Leão B. Desenvolvimentismo e ecocídio: causa e (possível) consequência no contexto de ruptura das bases existenciais dos povos originários no Brasil. Boletim Científico – Escola Superior do Ministério Público da União, v. 51, p.257-281, 2021. DOI: https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2018.n51.257-281

PIGNARRE, Philippe; STENGERS, Isabelle. Capitalist sorcery: breaking the spell. Trad. Andrew Goffey. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PIPA Prize. Davi de Jesus do Nascimento. PIPA Prize, 2022. https://www.pipaprize.com/davi-de- jesus-do-nascimento/

POVINELLI, E. Between Gaia and ground: four axioms of existence and the ancestral catastrophe of late liberalism. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2021.

PRECIADO, Paul B. Descolonizar el museo. Colloq., Barcelona: Museum of Contemporary Art, 2014. https://www.macba.cat/es/exposiciones-actividades/actividades/descolonizar-museo

PYNE, Stephen J. The Pyrocene: how we created an age of fire, and what happens. Oakland: Univ. Calif. Press, 2022.

ROYAL ACADEMY. Eco-visionaries: confronting a planet in a state of emergency. Expo. London: Burlington Gardens, 2019-2020.

RADIN, Joanna; KOWAI, Emma (Org.). Cryopolitics: frozen life in a melting method. Cambridge, MA: MIT Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/10456.001.0001

RAMALHO, Claudia de Moares B.; ROSA, Thais Felipe; COSTA, Luzia Sigoli F. A educação museal e os desafios no antropoceno. Liinc em Revista, v. 18, n.1, e5837, 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5837

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/34, 2005.

RIBEIRO, Walmeri; FARI, Nathalie S.; BAIO, Cesar; CAMPOS, Ruy Cesar. From embodiment to emplacement: artistic research in insular territories of the Guanabara Bays. Global Performance Studies, v. 4, n.2, 2021. DOI: https://doi.org/10.33303/gpsv4n2a8

RIECHMANN, Jorge. Otro fin del mundo es posible, decían los compañeros. Barcelona: MRA Ed, 2019.

RITTS, Max; BAKKER, Karen. New forms: Anthropocene festivals and experimental environmental governance. Environment and Planning E: Nature and Space, v. 5, n.1, p.125-145, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2514848619886974

ROCHELEAU, Dianne; ROSS, Laurie; MORROBEL, Julio et al. Complex communities and emergent ecologies in the regional agroforest of Zambrana-Chacuey, Dominican Republic. Ecumene, v. 8, n.4, p.466-492, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/09674608010080040

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2018.

ROOSEN, Liselotte J.; KLÖCKNER, Christian A.; SWIM, Janet K. Visual art as a way to communicate climate change: a psychological perspective on climate change-related art. World Art, v. 8, n. 1, p.85-110, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/21500894.2017.1375002

SANDILANDS, Catriona. Queer ecology. In: Joni Adamson, William Gleason, David N. Pellow (Org.). Keywords for environmental studies. New York: NYU Press, 2016. p.169-171. DOI: http://www.jstor.org/stable/j.ctt15zc5kw.57

SANTOS, Antônio Bispo dos. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 12, p.44-51, 2018. https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/

SCOTT, T. Biography: Ana Mendieta. The Heroine Collective, 2019. https://www.moma.org/artists/3924

SERAFINI, Paula. Creating worlds otherwise: art, collective action, and (post) extractivism. Nashville, TN: Vanderbilt Univ. Press, 2022.

SERPENTINE. Back to Earth. Expo. London: Serpentine North Gallery, 2022. https://www.serpentinegalleries.org/whats-on/back-to-earth-exhibition/

STENGERS, Isabel. No Tempo das catástrofes. São Paulo: Cosac Naif, 2015.

STENGERS, Isabel. Reativar o animismo. Belo Horizonte: Chão Feira, 2017.

SZERSZYNSKI, Bronislaw; HEIM, Wallace; WATERTON Claire. Nature performed: environment, culture and performance. Oxford, UK: Blackwell Publ., 2003.

TADDEI, Renzo; SHIRATORI, Karen; BULAMAH, Rodrigo C. Decolonizing the Anthropocene. In: Hilary Callan e Simon Coleman (Org.). The international encyclopedia of anthropology. London: Wiley, 2022. p.1-12. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118924396.wbiea2519

TADDEI, Renzo. Alter geoengenharia. In: Mary Lou Paris (Org.). Meteorologistas e profetas da chuva: conhecimentos, práticas e políticas da atmosfera. São Paulo: Terceiro Nome, 2017. p.189-205.

TICOULAT, Fernando. Prefácio. In: Fernando Ticoulat e João Paulo S. Lopes (Org.). Eco lógicas latinas. São Paulo: Act, 2022. p.8-15.

TI LL, Caroline; FRANKLIN, Kate. Our time on Earth. Expo. London: Barbican Art Gallery, 2022. https://www.barbican.org.uk/whats-on/2022/event/our-time-on-earth

TSING, Anna L.; DEGER, Jennifer; SAXENA, Aalder K., et al (Org.). Feral atlas: the more-than-human Anthropocene. Redwood City: Stanford University Press, 2021.

TSING, Anna L. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: Mil Folhas IEB, 2019.

TSING, Anna L. O antropoceno mais que humano. ILHA – Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 176-191, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2021.e75732

VICUÑA, Cecilia. Brain forest quipu. Expo. London: Tate Modern, 2022–2023.

WALLEN, Ruth. Ecological art: a call for visionary intervention in a time of crisis. Leonardo, v. 45, n. 3, p.234-242, 2012. DOI: http://www.jstor.org/stable/41550639.

WALSH, Lynda. The visual rhetoric of climate change. WIREs Clim. Change, v. 6, n. 4, p.361-368, 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.342

YANIZ, M. S. Alejandro Gómez Arias: flujos minerales. Artishock: Revista de Arte Contemporânea, 15 fev., 2023. https://artishockrevista.com/2023/02/15/alejandro-gomez-arias-flujos-minerales/

YUSOFF, Kathryn; GABRYS, Jennifer. Climate change and the imagination. WIREs Clim. Change, v. 2, n. 4, p.516-534, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.117.

YUSOFF, Kathryn. 2018. A billion black Anthropocenes or none. Minneapolis, MN: Univ. Minn. Press

ZYLINSKA, Joanna. Minimal ethics for the Anthropocene. London: Open Humanities Press, 2014.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

GUZZO, Marina Souza Lobo; DIAS, Susana Oliveira; MORAES, Alana; FAGUNDES, Guilherme Moura; RIBEIRO, Walmeri; ALVES, Kidauane Regina; TADDEI, Renzo. Práticas artísticas no Antropoceno. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–30, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0702. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/28060. Acesso em: 18 dez. 2025.

Dados de financiamento