Condições para o surgimento de uma teoria, ou a teoria após a teoria, ou os poderes do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0101

Palavras-chave:

performance, modernidade, tempo, ecologia, antropoceno

Resumo

Partindo da dimensão temporal posta em jogo pela questão da teoria, este estudo aponta para a temporalidade do acontecimento cênico como potência crítica. Para isso, dado que a teoria diz que a cena começa com um olhar, buscou-se olhares desde a filosofia até a performance, passando pelo teatro dramático e pelas intervenções cênicas, para servir de guia nesse estudo. Essas visões são analisadas como operações no tempo em torno de uma constelação de termos como cesura, superposição, coexistência, respiração, desdobramento, cruzamento ou metamorfose, aqui apresentados como condições para uma teoria que está por vir.

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Biografia do Autor

Óscar Cornago, Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Beca posdoctoral en el Instituto de Ciencias del Teatro de la Universidad Libre de Berlín. Doctoró en la Universidad Autónoma de Madrid en Filología Hispánica. Es investigador del Centro de Ciencias Humanas y Sociales del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

CORNAGO, Óscar. Condições para o surgimento de uma teoria, ou a teoria após a teoria, ou os poderes do tempo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25513. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?