O que diz respeito ao pinheiro, aprenda do pinheiro; o que diz respeito ao bambu, aprenda do bambu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0104

Palavras-chave:

dramaturgia da dança, processo em dança, prática dramatúrgica, ferramentas dramatúrgicas

Resumo

Pa. está em Florianópolis, A. em São Paulo. As duas decidem escrever um artigo acadêmico sobre dramaturgia da dança. As alunas de Pa. estão confusas. O que é ser dramaturgista? Pa. responde que dramaturgia é prática. Pa. conta para A. que fez alguns exercícios práticos de dramaturgia com as alunas, deu errado. Nas aulas, as alunas ou davam ordens, ou davam dicas, ou diziam se gostavam. Isso fez com que A. tivesse uma ideia para o título do artigo: Ordem, dica ou gosto? Os desvios e equívocos do trabalho de dramaturgistas. Pa. se interessa mais pela primeira resposta que deu para as alunas: dramaturgia é prática. Pa. e A. decidem que esse artigo seria decorrência de uma prática à distância em que A. e Pa. seriam artistas e dramaturgistas uma da outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Bianchi, Universidade do Estado do Paraná

Doutora em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com período sanduiche na Universidad de Zaragoza, Espanha. Mestre em Teatro pela UDESC. Graduação em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora-colaboradora no curso de Bacharelado em Dança na Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR). Artista da dança professora e pesquisadora. Participa do Coletivo Mapas e Hipertextos desde 2013. 

Ana Krein, Artista independente

Mestre em Estudos Coreográficos: pesquisa e representação pelo Centro Coreográfico Nacional de Montpellier-FR em parceria com a Universidade Paul Valéry III. Possui Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Artista e pesquisadora independente.

Referências

AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. London: Oxford University Press, 1962.

BIANCHI, Paloma; KREIN, Ana. Entrevista mútua (não publicada). Florianópolis; São Paulo, 2023.

CVEJIC, Bojana. Choreographing Problems: Expressive Concepts in Contemporary Dance and Performance. New York: Palgrave Macmillan, 2015

HARAWAY, Donna. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press, 2016.

KERKHOVEN, Marianne Van. Writing without a pencil in the hand. In: Van Kerkhoven, Marianne (org.), Theaterschrift 5–6, On Dramaturgy. Brussels: Kaaitheater, 1994. pp. 140-148.

KUNST, Bojana. Artist at Work: Proximity of Art and Capitalism. Winchester: Zero Books, 2015.

LOBO, Rita. Sobrou pro chef!. Panelinha. [S.l.], 09 ago. 2022. Disponível em:https://www.panelinha.com.br/blog/ritalobo/cozinha-pratica-sobrou-pro-chef. Acesso em: 21 jun. 2023.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Editora de Livros Cobogó, 2021.

MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [S.l], Melhoramentos, 2015. Disponível em https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/.

PAIS, Ana. O crime compensa ou o poder da dramaturgia. In CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (org.). Dança e dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016.

POVINELLI, Elizabeth; CUNHA, Adriana Miranda da (trad.); BIANCHI, Paloma (trad.). Geontologias do otherwise. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 418-422, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016418. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8749. Acesso em: 21 jun. 2023.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

BIANCHI, Paloma; KREIN, Ana. O que diz respeito ao pinheiro, aprenda do pinheiro; o que diz respeito ao bambu, aprenda do bambu. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–35, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24030. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto