Danças tradicionais do nordeste no chão da escola: relatos de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0206Palavras-chave:
Ensino da Danças Tradicionais do Nordeste na escola, Relato de experiência em Dança, Dança - educaçãoResumo
Este estudo dançante/educativo tem como objetivo compreender os impactos gerados a partir da prática pedagógica com as Danças Tradicionais do Nordeste realizada na Escola de Referencia em Ensino Medio Sizenando Silveira (EREM Size), no ano de 2022. Desse modo, organizamos o texto a partir de duas fundamentações teóricas, são elas: (1) A EREM Size, o Currículo de Pernambuco e as Danças Tradicionais do Nordeste, e (2) Formação de autores/autoras/autories em Dança: possibilidades a partir dos repertórios das Danças Tradicionais do Nordeste. Em seguida, refletimos acerca dos processos de ensino-aprendizagem com as referidas danças na escola e suas implicações no/na/ne docente e nos/nas/nes estudantes. Com a realização deste trabalho, percebemos o quanto os repertórios dessas danças são fontes de conhecimento e podem/devem ser usados como meio para uma educação transgressora, que se inicia nos/nas/nes corpos/corpas/corpes e seus marcadores sociais.
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